O Seminário “Da Estação à Liberdade: diálogo entre os espaços culturais de BH” propõe a discussão sobre as diferentes realidades e propostas dos corredores da Praça da Liberdade e da Praça da Estação, bem como os impactos das políticas públicas para o setor cultural.O seminário acontece nos dias 5 e 6 de agosto, no auditório do Campus Aimorés do Centro Universitário UNA. O coordenador do ODC José Márcio Barros e o supervisor de Pesquisa José Oliveira Júnior participam como palestrantes e mediadores da programação. O evento, com entrada gratuita, realizado pela turma da pós-graduação em Gestão Cultural – UNA, visa estimular o diálogo entre os gestores culturais envolvidos na implantação e desenvolvimento desses complexos de cultura abertos ao público.
O Circuito Cultural Praça da Liberdade e o Corredor Cultural da Praça da Estação propõem a requalificação de importantes espaços urbanos de Belo Horizonte de forma a promover a diversidade cultural mineira.A relevância do tema justifica-se também pelo grande destaque que esses espaços urbanos terão na Copa de 2014. O assunto será debatido por especialistas, gestores públicos e privados, além de membros da sociedade civil, representando vários setores culturais, dentre os quais, a Secretaria de Estado de Cultura, a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, a Comissão do Corredor Cultural da Praça da Estação e Centros Culturais do Circuito Cultural Praça da Liberdade.
PROGRAMAÇÃO:
SEGUNDA-FEIRA – 05/08 – 19:00 as 22:00
TEMA: “Das Políticas Públicas à Efetivação dos Espaços Culturais”
18:00 – SHOW DE ABERTURA NO HALL DE ENTRADA
19:00 – SOLENIDADE DE ABERTURA:
DANILO M. COSTA – Coordenador Geral dos Programas de Pós-Graduação do Centro Universitário UNA.
NATÁLIA CHAVES – Coordenadora do Curso de Gestão Cultural do Centro Universitário UNA.
Representante da Secretaria Estadual de Cultura (a confirmar).
PALESTRANTES:
JOSÉ DE OLIVEIRA JÚNIOR – (mediador) professor de Gestão Estratégica da Cultura no curso de Pós-graduação em Gestão Cultural UNA.
LUCIANA SALLES – representante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade.
ÁLVARO SALES – representante da Fundação Municipal de Cultura, responsável pelo Programa “Corredor Cultural Estação das Artes”.
Representante do Espaço Tim UFMG (a confirmar).
ZION – Representante da Comissão de acompanhamento do Corredor Cultural.
MESA REDONDA.
22:00 – ENCERRAMENTO
TERÇA-FEIRA – 06/08 – 19:00 as 22:00
TEMA: “Da atuação do agente cultural à construção da identidade dos espaços”
PALESTRANTES:
JOSÉ MÁRCIO BARROS – (mediador) professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUC Minas e professor da Escola Guignard/ UEMG. Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural e do Programa Pensar e Agir com a Cultura.
GUSTAVO BONES – representante do Grupo Espanca
CARLOS NAGIB NUNES MONTEIRO – representante do Centro Cultural Banco do Brasil.
TIAGO MONGE – representante do Duelo de MC’s e Família de Rua.
WAGNER TAMEIRÃO – representante do Memorial Vale.
MESA REDONDA
22:00 – ENCERRAMENTO
SERVIÇO:
Entrada Franca – vagas: 220
Inscrições disponíveis a partir do dia 25/07, no site:
Haverá certificado digital.
LOCAL:
Auditório do Campus Aimorés do Centro Universitário UNA
Rua Aimorés, 1.451, bairro Lourdes
CEP: 30.140-071
EVENTOS RELACIONADOS:
– Exposição de Fotografia “Da Estação à Liberdade – Espaços e História” no Hall de entrada. Dias 5 e 6 de agosto, a partir das 18h.
– Intervenção artística “Vestígios”, do artista Flávio CRO, no trajeto entre a Praça da Liberdade e a Praça da Estação. Dias 5 e 6 de agosto a partir das 18h.
– Instalação artística “R.S.U. no Circuito”, do artista Márcio Ferreira, no trajeto entre a Praça da Liberdade e a Praça da Estação. Dias 5 e 6 de agosto, a partir das 18h.
– Intervenção artística “Meleve”, da artista Marcela Yoko, no hall de entrada da Una. Dia 5 de agosto a partir das 18h.
– Lançamento do livro “Quimera: contos fantásticos”, do autor Samuel Medina, no hall de entrada. Dia 5 de agosto, a partir das 18h.
– Apresentação do artista Rômulo Salobreña/ Viola de orquestra, com intervenção do artista Gustavo Camargos, no hall de entrada. No dia 5 de agosto, a partir das 18h30.
– Lançamento da Cachaça Flor da Mantiqueira, em frente ao auditório. Nos dias 5 e 6 de agosto, após a última palestra da noite.
– Performance artística “Esmalte”, do artista Anderson Ramanery, no hall de entrada. No dia 6 de agosto, a partir das 18h30.
– Apresentação do violonista Pedro Henrique Menezes, no hall de entrada. No dia 6 de agosto, a partir das 18h30.
Fonte: Seminário “Da Estação à Liberdade: diálogo entre os espaços culturais de BH”
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]