NOTÍCIAS

Seminário discute políticas para a diversidade cultural

Gilberto Gil, músico e ex-ministro da Cultura, é um dos destaques do encontro

Entre os dias 26 e 28 de setembro acontece o II Seminário Políticas para Diversidade Cultural, em Salvador. Pelo segundo ano consecutivo no Estado, o Seminário traz especialistas para discutir a relação da diversidade com políticas públicas, direitos humanos e produção cultural. O encontro é gratuito e será realizado das 9h às 18h no Hotel Sol Victoria Marina e no Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA), no Corredor da Vitória. As pré-inscrições para as conferências e minicursos já estão abertas e podem ser realizadas através do site do Seminário (diversidadecultural.org). As vagas são limitadas.

O evento é resultado da parceria entre o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-cultura/UFBA), o Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil. “Esta edição do Seminário traz a Salvador especialistas com diferentes perspectivas e experiências, garantindo ao evento a possibilidade de debater a diversidade cultural de forma plural. Além disso, a inclusão de minicursos permite aos participantes o diálogo mais próximo e continuado com os convidados”, explica o coordenador do ODC, José Márcio Barros.

Entre os palestrantes desta edição está o músico e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil. Em sua conferência, Gil vai abordar como tema os novos sujeitos e arranjos para a produção e circulação de bens culturais. A conferência vai ser realizada no dia 28 de setembro, às 16h, e marca o encerramento do Seminário.

Programação

A programação do II Seminário Políticas para Diversidade Cultural é composta por minicursos e conferências. Os minicursos serão realizados no dia 26 de setembro, das 9h às 18h, no Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA). As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 14 de setembro através do site do evento. A iniciativa visa aprofundar os temas do direito autoral, políticas culturais e mapeamento da diversidade cultural, com os especialistas Daniel Alvarez (Chile), Lázaro Rodriguez Oliva (Cuba) e José Márcio Barros e José de Oliveira Junior (Brasil).

Nos dias 27 e 28 de setembro acontecem as conferências, das 9h às 18h, na Sala Ilha de Maré, no Hotel Sol Victoria Marina. No dia 27, será discutida a relação da diversidade cultural com políticas públicas transversais e com os direitos culturais. Nas mesas de debate estarão presentes pesquisadores brasileiros, como Humberto Cunha (Unifor), Rosângela Corrêa (Universidade de Brasília) e Márcio Meira (Ministério da Educação), e especialistas internacionais, a exemplo de Christophe Germann (Suiça), Daniel Alvarez (Chile) e Lázaro Rodriguez Oliva (Cuba).

No dia 28 de setembro estão programadas as mesas sobre política externa para diversidade cultural e a importância do trabalho das redes e instituições da sociedade civil, com a presença de palestrantes renomados, como Paulo André de Lima (Ministério das Relações Exteriores), Geraldo Moraes (Coalizão Brasileira) e Belisa Rodrigues (África do Sul). Às 16h, Gilberto Gil ministra a conferência de encerramento sobre o intercâmbio equilibrado de bens e serviços culturais, um dos princípios-chave da Convenção da Unesco.

O II Seminário Políticas para Diversidade Cultural acontece entre os dias 26 e 28 de setembro, em Salvador. As pré-inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site do Seminário (diversidadecultural.org).

SERVIÇO

O QUE: II Seminário Políticas para Diversidade Cultural

QUANDO: de 26 a 28 de setembro

ONDE: Instituto Cultural Brasil-Alemanha (Avenida Sete de Setembro 1.809, Corredor da Vitória), e Sala Ilha de Maré, no Hotel Sol Victoria Marina (Avenida Sete de Setembro 2.068, Corredor da Vitória)

QUANTO: Gratuito

Informações: diversidadecultural.org
Assessoria de imprensa: Maria Clara | Fernanda Pimenta

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos