Coordenado pelo prof. Dr. José Marcio Barros (UEMG) e o Me. Juan Ignacio Brizuela (UFBA), pesquisadores do Observatório da Diversidade Cultural (ODC), o simpósio Políticas Públicas, Diversidade Cultural e o Desafio da Descolonização na Perspectiva Latino-Americana teve como objetivo reunir pesquisadores, ativistas e estudiosos das complexas relações entre as reafirmações identitárias, o diálogo intercultural e a construção da experiência da equidade no I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura aconteceu ( SEMLACult )na Universidade Federal da Integração Latino-Americana ( UNILA ) em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, nos dias 28 a 30 de junho.
Foram 21 trabalhos apresentados em três jornadas de debates sobre as políticas públicas no campo da cultura, da educação, da comunicação, do meio ambiente, do desenvolvimento social, e de outras áreas próximas, de modo a atualizar reflexões conceituais e análises de práticas relacionadas ao espaço latino-americano.
Voltadas ao reconhecimento da relação entre diversidade cultural e descolonização de perspectivas e práticas, tais análises e trocas de conhecimento, revelam-se ainda mais urgentes na atual conjuntura de golpes e retrocessos políticos e das sérias ameaças aos direitos historicamente conquistados pela sociedade em diversos países latino americanos.
Por meio de Rodas de Conversa, acionadas por ideias, conceitos, pesquisas, experiências e propostas, este Simpósio pretendeu contribuir para um debate aberto e crítico a todos que se interessam pela temática da diversidade cultural e descolonização do pensamento e das práticas e sua relação com as políticas públicas.
Mais fotos sobre o evento: https://www.facebook.com/pg/claecult/photos/
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]