NOTÍCIAS

Cresce número de estudantes indígenas em universidades

 

Entre 2010 e 2016, houve um crescimento de 255% de indígenas inscritos no ensino superior

“Temos que ocupar esses espaços para entender e se proteger da sociedade não-indígena, mantendo na consciência quantos dos nossos ancestrais já morreram nessa luta” conta o estudante de geografia da Universidade Federal de Santa Catarina Lauhã Kamayurá. Ele e indígenas de todo o Brasil têm a possibilidade de traçar um caminho diferente em relação à educação devido, principalmente, à realização de políticas afirmativas como a Lei de Cotas (lei 12.711) que obriga universidades a reservar vagas para pardos, negros e indígenas.

Tanto essa lei quanto demais políticas setorializadas – como as que acontecem na UFSC que preveem 22 vagas reservas para estudantes indígenas desde 2008 –  apresentam seus efeitos positivos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de indígenas matriculados no ensino superior cresceu 255% entre os anos de 2010 e 2016.

Vale ressaltar também a existência de outro projeto importante para o aumento dessa taxa. Pelo Programa de Bolsa Permanência (PBP), o governo repassa a estudantes aldeados – que cresceram em aldeias – uma bolsa para que possam manter-se na cidade.

No entanto, o ingresso é apenas o primeiro obstáculo enfrentado por estudantes indígenas. Alvo de preconceito e questionamento sobre o próprio modo de vida – algo infelizmente vivenciado comumente por minorias sociais -, eles enfrentam muitas vezes processos de adaptação dolorosos. Ítalo Mongconãnn, estudante de cinema da UFSC, recorda que foi chamado de “índio confuso” por uma antropóloga por usar roupas de marca e ter um celular. Embora não queira voltar para sua tribo natal, deseja defender a cultura indígena por meio de obras audiovisuais e acredita que privar indígenas de tecnologia fere a individualidade.

Além disso, muitos indígenas sofrem preconceito pela internet e pessoalmente por falta de informação e preconceito. “Tem umas piadinhas que não incomodam tanto, são pessoas com falta de informação. Elas perguntam o que a gente come. Comida, ué”, brinca Jafe Sateré, das margens do Rio Andirá, também estudante da UFSC.

Essas e outras histórias mostram que, embora o número tenha crescido, indígenas universitários ainda têm que enfrentar dificuldades diárias por causa da origem. Cabe atenção a esse contexto e enfretamento contra preconceito generalizados e práticas de ódio, mas não deixemos de festejar o bem-vindo crescimento.

 

Fonte: Portal Outras Palavras: texto de Andressa Santa Cruz, Clara Comandolli e Maria Teresa Mazetto

Imagem: Portal Outras Palavras

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos