NOTÍCIAS

Leituras compartilhadas

ODC disponibiliza download de livros sobre diversidade cultural

 

Diversidade cultural; hábitos, consumo e práticas culturais; comunicação e políticas públicas na área da cultura são os temas que norteiam os conteúdos que o ODC reúne na seção Pesquisa do site, que é dividida em subseções “Linha do Tempo”, Leituras, Pesquisas e Links. O ODC mapeia, acompanha e disponibiliza pesquisas e dicas de leitura com o objetivo de contribuir para a produção de conteúdo e reflexão sobre a diversidade cultural. Agora, já estão disponíveis também dois livros: “Diversidade Cultural – Da Proteção à Promoção”, organizado por José Márcio Barros, coordenador do ODC; e “Diversidade Cultural e desigualdade de trocas”, organizado por José Márcio Barros e Giuliana Kauark.

O primeiro reúne textos que tratam da importância de se promover e proteger a Diversidade Cultural, entendida aqui em sua complexidade a partir de análises que a articulam com a educação, a cultura, as artes e o desenvolvimento humano. Os autores, profissionais da área da Educação, da Antropologia, da Arte-Educação e das Ciências Sociais em geral, mostram as discussões atuais sobre o assunto, sinalizam para onde parece caminhar o Brasil, o governo federal e nossa educação quando o assunto é Diversidade Cultural e tratam, ainda, de educação indígena, da diversidade étnico-racial e da Convenção Sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, promovida pela Unesco. O que diz essa Convenção? O que se pretende com ela? Essas são algumas das questões elucidadas neste livro que se empenha, principalmente, em responder: como promover e proteger nossa diversidade cultural? A publicação é fruto do III Seminário da Diversidade Cultural, realizado pelo ODC, em 2008.

O “Diversidade Cultural e desigualdade de trocas” é resultado da parceria entre o ODC, o Instituto Itaú Cultural, a UNESCO Brasil e a Rede U40 Brasil. A publicação  procura enfrentar algumas questões que demandam atualização contínua, reunindo perguntas e possíveis respostas trazidas por professores e pesquisadores de diversas instituições e ativistas da diversidade cultural. O livro tem como tema geral “participação, comércio e comunicação, e está dividido em três partes: “diversidade cultural e as relações políticas e comerciais internacionais”, “diversidade cultural e a comunicação” e “diversidade cultural e a desigualdade” reunindo artigos de Jurema Machado, Paulo Miguez, Mariella Pitombo, Lilian Richieri Hanania, Guilherme Canela, Alexandre Bujokas de Siqueira, Luis Albornoz, Laure Emperaire, Gustavo Lins Ribeiro e introdução de Giselle Dupin, além de textos dos organizadores.

Na subseção Leituras, também estão disponíveis o Catálogo Culturas Populares e Identitárias da Bahia, A Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais; a edição número 8 da Revista do Observatório Itaú Cultural, entre outros.

Visões da diversidade

Vale conferir também no portal ODC os artigos dos colaboradores Maurício Araujo Lima “Nem vencedor, nem perdedor” e de Ana Cláudia Alexandre, “O Direito de resistir pela dignidade humana”  e “Mediação e conflitos”.

 

Acesse e compartilhe:

Diversidade Cultural – Da Proteção à Promoção – José Márcio Barros (Org.)

Diversidade Cultural e desigualdade de trocas – José Márcio Barros e Giuliana Kauark (Orgs.).

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 09 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos