A União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) realizará mesa redonda sobre a atual situação social dos artistas angolanos.
Com os eixos “causas, reflexos, caminhos e perspectivas” o evento acontecerá no dia 15 de janeiro, próxima terça-feira, no Centro de Formação de Jornalista de Angola. A mesa redonda debaterá a pluralidade cultural, os subsídios necessários para melhorar a situação social dos artistas e a procura de soluções para mudar o atual panorama do país.
A UNAC tem realizado palestras de sensibilização e linhas estratégicas para a dinamização e revitalização dos grupos de música, dança, artes plásticas e teatro, alguns em via de extinção. Segundo o secretário-geral da organização, Belmiro Carlos, somente em 2012 mais de 20 artistas angolanos morreram em situação social degradante.
Entre as soluções que serão debatidas estão a criação de escolas de formação básica nos municípios e bairros, o combate a pirataria, encorajar a construção e restauração massiva de locais de diversão, a introdução prática da música ao vivo nos hotéis, restaurantes e similares, a construção de Palácios Culturais, a concessão de bolsas de estudo e de criação artística, organização e remuneração do trabalho artístico e a participação efetiva do empresariado no desenvolvimento do movimento artístico nacional.
O evento faz parte da programação do Dia da Cultura Nacional, que em Angola se comemora no dia 8 de janeiro. A data foi instituída e aprovada por decreto nº 21 e publicado no Diário da República em novembro de 1986, em homenagem ao discurso do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto. Em 1979, o poeta e presidente, durante a tomada de posse dos corpos gerentes da UEA, fez uma abordagem sobre a cultura nacional. A defesa se tornou um marco e passou a ser referência fundamental em todas as discussões sobre a cultura angolana.
Fonte: http://www.portalangop.co.ao
Imagem da escultura “O Pensado”, símbolo da artesanato angolano
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]