NOTÍCIAS

Mesa Redonda discute situação social dos artistas de Angola

pensador

A União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) realizará mesa redonda sobre a atual situação social dos artistas angolanos.

Com os eixos “causas, reflexos, caminhos e perspectivas” o evento acontecerá no dia 15 de janeiro, próxima terça-feira, no Centro de Formação de Jornalista de Angola. A mesa redonda debaterá a pluralidade cultural, os subsídios necessários para melhorar a situação social dos artistas e a procura de soluções para mudar o atual panorama do país.

A UNAC tem realizado palestras de sensibilização e linhas estratégicas para a dinamização e revitalização dos grupos de música, dança, artes plásticas e teatro, alguns em via de extinção. Segundo o secretário-geral da organização, Belmiro Carlos, somente em 2012 mais de 20 artistas angolanos morreram em situação social degradante.

Entre as soluções que serão debatidas estão a criação de escolas de formação básica nos municípios e bairros, o combate a pirataria, encorajar a construção e restauração massiva de locais de diversão, a introdução prática  da música ao vivo nos hotéis, restaurantes e similares, a construção de Palácios Culturais, a concessão de bolsas de estudo e de criação artística, organização e remuneração do trabalho artístico e a participação efetiva do empresariado no desenvolvimento do movimento artístico nacional.

O evento faz parte da programação do Dia da Cultura Nacional, que em Angola se comemora no dia 8 de janeiro. A data foi instituída e aprovada por decreto nº 21 e publicado no Diário da República em novembro de 1986, em homenagem ao discurso do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto. Em 1979, o poeta e presidente, durante a tomada de posse dos corpos gerentes da UEA, fez uma abordagem sobre a cultura nacional. A defesa se tornou um marco e passou a ser referência fundamental em todas as discussões sobre a cultura angolana.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao

o-pensador-angola

Imagem da escultura “O Pensado”, símbolo da artesanato angolano

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos