A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou a primeira edição da pesquisa sobre os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. A coleta de dados foi realizada entre outubro e novembro de 2013, através de um questionário de 75 perguntas feitas a 18.312 brasileiros.
Total de 848 municípios foram selecionados na amostra, que contemplou os 26 Estados e Distrito Federal, dos centros urbanos e zonas rurais.
A metodologia de pesquisa foi desenvolvida por nove professores e pesquisadores de opinião púbica – Edison Nunes (PUC-SP), Emerson Cervi (UFPR), Leandro Molhano (FGV-RJ), Lúcio Rennó (UnB), Mara Telles (UFMG), Marcelo Simas (IUPERJ), Mathieus Turgeon (UnB), Pedro Mundim (UFG) e Rachel Meneguello (Unicamp) – e aplicada pelo IBOPE Inteligência. Para o desenho de amostra foi utilizado o Censo Demográfico Brasileiro de 2010 e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2011 do IBGE.
O objetivo da pesquisa é conhecer os hábitos dos brasileiros no consumo de mídia para a elaboração da política de comunicação e divulgação social do Executivo Federal. Sua periodicidade será anual.
Segundo a pesquisa, a TV foi apontada como mídia de uso mais frequente, com 65% dos entrevistados afirmando que a assistem todos os dias da semana. A Internet aparece em segundo lugar, com 26% e rádio com 21% de uso diário. A mídia impressa tem baixo índice de uso, com 75% (jornais) e 85% (revista) dos entrevistados afirmando que não leem.
No índice de confiança, os jornais impressos aparecem em primeiro lugar, seguido do rádio, e TV. O índice “confia poucas vezes” mostra-se maior em todos os veículos, com maior índice no ambiente virtual (sites, redes sociais e blogs).
Entre os Veículos Públicos Estatais a Voz do Brasil é a mais conhecida, com 68%. A TV Brasil é conhecida por apenas 37%, e a TV NBR, 23%.
Confira a pesquisa completa:
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