Destaque

Pesquisa analisa os hábitos de consumo de mídia dos brasileiros

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou a primeira edição da pesquisa sobre os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. A coleta de dados foi realizada entre outubro e novembro de 2013, através de um questionário de 75 perguntas feitas a 18.312 brasileiros.

Total de 848 municípios foram selecionados na amostra, que contemplou os 26 Estados e Distrito Federal, dos centros urbanos e zonas rurais.

A metodologia de pesquisa foi desenvolvida por nove professores e pesquisadores de opinião púbica – Edison Nunes (PUC-SP), Emerson Cervi (UFPR), Leandro Molhano (FGV-RJ), Lúcio Rennó (UnB), Mara Telles (UFMG), Marcelo Simas (IUPERJ), Mathieus Turgeon (UnB), Pedro Mundim (UFG) e Rachel Meneguello (Unicamp) – e aplicada pelo IBOPE Inteligência. Para o desenho de amostra foi utilizado o Censo Demográfico Brasileiro de 2010 e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2011 do IBGE.

O objetivo da pesquisa é conhecer os hábitos dos brasileiros no consumo de mídia para a elaboração da política de comunicação e divulgação social do Executivo Federal. Sua periodicidade será anual.

Segundo a pesquisa, a TV foi apontada como mídia de uso mais frequente, com 65% dos entrevistados afirmando que a assistem todos os dias da semana. A Internet aparece em segundo lugar, com 26% e rádio com 21% de uso diário. A mídia impressa tem baixo índice de uso, com 75% (jornais) e 85% (revista) dos entrevistados afirmando que não leem.

frequencia-uso-midia-social

No índice de confiança, os jornais impressos aparecem em primeiro lugar, seguido do rádio, e TV. O índice “confia poucas vezes” mostra-se maior em todos os veículos, com maior índice no ambiente virtual (sites, redes sociais e blogs).

confianca

Entre os Veículos Públicos Estatais a Voz do Brasil é a mais conhecida, com 68%. A TV Brasil é conhecida por  apenas 37%, e a TV NBR, 23%.

veiculos-estatais

Confira a pesquisa completa:

Fonte: Blog do Planalto
 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

1 Comentário para “Pesquisa analisa os hábitos de consumo de mídia dos brasileiros”

  1. Avatar Marcos disse:

    O Brasil consome muita televisão, muitas das vezes a pessoa deixa a televisão ligada no canal sem ninguém assistir.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos