O Museu da Imagem e do Som (MIS) deverá ser desocupado em até 20 dias e a transferência será feita para o Cine Santa Tereza. O anúncio foi dado no dia 03 de maio deste ano pela prefeitura de Belo Horizonte. Desde 2008, o MIS está instalado em um casarão tombado pelo patrimônio histórico na Avenida Álvares Cabral, na região central da capital mineira.
O espaço ficará aberto para visitação até o fim deste mês. Depois dessa data, o acervo de mais de 90 mil itens que retratam a memória da cidade em audiovisual só estará disponível ao público em cerca de seis meses.
A mudança foi questionada por vereadores e professores, afirmando que o Cine Santa Tereza não possui capacidade de receber todo o acervo do MIS. Em uma carta aberta à sociedade belo-horizontina, professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) defendem o uso da atual sede que foi devidamente preparada para armazenar e expor os itens audiovisuais.
Eles ainda reclamam da falta de consulta à população. “Uma mudança dessa envergadura e custo deve ser devidamente debatida e estudada […] Nem a sociedade belorizontina e nem atores públicos importantes, cuja atuação no campo das políticas públicas de cultura e, especificamente, no cenário museológico do estado e da capital foram envolvidos em qualquer discussão a respeito, o que seria fundamental para que a Prefeitura tivesse maiores subsídios a fim de tomar decisões mais acertadas.”
A PBH anunciou que o Cine Santa Tereza receberá um investimento de R$1,3 milhão para reformas que visam abrigar o acervo e os funcionários do MIS.
Imagem: Ricardo Laf
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]