NOTÍCIAS

Prefeitura de Belo Horizonte determina mudança de endereço do Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som (MIS) deverá ser desocupado em até 20 dias e a transferência será feita para o Cine Santa Tereza. O anúncio foi dado no dia 03 de maio deste ano pela prefeitura de Belo Horizonte. Desde 2008, o MIS está instalado em um casarão tombado pelo patrimônio histórico na Avenida Álvares Cabral, na região central da capital mineira.

O espaço ficará aberto para visitação até o fim deste mês. Depois dessa data, o acervo de mais de 90 mil itens que retratam a memória da cidade em audiovisual só estará disponível ao público em cerca de seis meses.

A mudança foi questionada por vereadores e professores, afirmando que o Cine Santa Tereza não possui capacidade de receber todo o acervo do MIS. Em uma carta aberta à sociedade belo-horizontina, professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) defendem o uso da atual sede que foi devidamente preparada para armazenar e expor os itens audiovisuais.

Eles ainda reclamam da falta de consulta à população. “Uma mudança dessa envergadura e custo deve ser devidamente debatida e estudada […] Nem a sociedade belorizontina e nem atores públicos importantes, cuja atuação no campo das políticas públicas de cultura e, especificamente, no cenário museológico do estado e da capital foram envolvidos em qualquer discussão a respeito, o que seria fundamental para que a Prefeitura tivesse maiores subsídios a fim de tomar decisões mais acertadas.”

A PBH anunciou que o Cine Santa Tereza receberá um investimento de R$1,3 milhão para reformas que visam abrigar o acervo e os funcionários do MIS.

 

Imagem: Ricardo Laf

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos