A Ocupação de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado (FCS) apresenta os projetos “Rusá”, do fotógrafo Tiago Aguiar, e “Duelo de MCs – Uma década ocupando as ruas”, do coletivo Família de Rua. Os trabalhos serão expostos a partir de amanhã, dia 23/05, na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.
O Congado é uma celebração manifestada no Serro em outras cidades mineiras desde o século XVIII. Sua tradição e simbologia inspiraram o fotógrafo serrano Tiago Aguiar na exposição “Rusá” que reúne 20 fotografias das danças e vestimentas típicas da Festa do Rosário dos Homens Pretos do Serro. Como desdobramento desse trabalho, Tiago traz também “la du Rusá”, uma série de retratos em selos postais dos dançantes retratados em cenas cotidianas vestindo trajes comuns e não as tradicionais fardas de congado.
Já a exposição “Duelo de MCs – Uma década ocupando as ruas” celebra o movimento que há dez anos vem marcando a história e as ruas de Belo Horizonte. Os duelos começaram de forma independente e foram promovidos pela Família de Rua. A ação do coletivo é considerada pioneira na luta pela ocupação do espaço público belo-horizontino e no fortalecimento da cultura de rua. A exposição reúne cerca de 50 fotografias, de curadoria do fotógrafo Pablo Bernardo, que contam a história do grupo desde suas primeiras edições, ainda na Praça da Estação, até os dias atuais, embaixo do Viaduto Santa Tereza.
Esses dois trabalhos que serão expostos foram os vencedores do Edital de Fotografia 2017 promovido pela Fundação Clóvis Salgado. Como prêmio, os artistas receberam R$4.000,00, cada, para a montagem das exposições. Os selecionados também contam com apoio da FCS para publicação de catálogo e assessoria de imprensa para divulgação das exposições.
Sobre as exposições:
“Rusá”, de Tiago Aguiar
“Duelo de MCs – Uma década ocupando as ruas”, do coletivo Família de Rua
Local: CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais
Endereço: Av. Afonso Pena, 737 – Centro
Abertura: 23 de maio, 19h
Período: 24 de maio a 26 de agosto
Horário: terça a sábado, das 9h30 às 21h
Entrada gratuita
Classificação livre
Imagem 1: Exposição “Rusá”, de Tiago Aguiar
Imagem 2: Exposição “Duelo de MCs – Uma década ocupando as ruas”
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]