NOTÍCIAS

Duelo de MCs e Congado do Serro são temas de exposição de fotografia


A Ocupação de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado (FCS) apresenta os projetos “Rusá”, do fotógrafo Tiago Aguiar, e “Duelo de MCs – Uma década ocupando as ruas”, do coletivo Família de Rua. Os trabalhos serão expostos a partir de amanhã, dia 23/05, na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.
O Congado é uma celebração manifestada no Serro em outras cidades mineiras desde o século XVIII. Sua tradição e simbologia inspiraram o fotógrafo serrano Tiago Aguiar na exposição “Rusá” que reúne 20 fotografias das danças e vestimentas típicas da Festa do Rosário dos Homens Pretos do Serro. Como desdobramento desse trabalho, Tiago traz também “la du Rusá”, uma série de retratos em selos postais dos dançantes retratados em cenas cotidianas vestindo trajes comuns e não as tradicionais fardas de congado.


Já a exposição “Duelo de MCs – Uma década ocupando as ruas” celebra o movimento que há dez anos vem marcando a história e as ruas de Belo Horizonte. Os duelos começaram de forma independente e foram promovidos pela Família de Rua. A ação do coletivo é considerada pioneira na luta pela ocupação do espaço público belo-horizontino e no fortalecimento da cultura de rua. A exposição reúne cerca de 50 fotografias, de curadoria do fotógrafo Pablo Bernardo, que contam a história do grupo desde suas primeiras edições, ainda na Praça da Estação, até os dias atuais, embaixo do Viaduto Santa Tereza.
Esses dois trabalhos que serão expostos foram os vencedores do Edital de Fotografia 2017 promovido pela Fundação Clóvis Salgado. Como prêmio, os artistas receberam R$4.000,00, cada, para a montagem das exposições. Os selecionados também contam com apoio da FCS para publicação de catálogo e assessoria de imprensa para divulgação das exposições.

Sobre as exposições:
“Rusá”, de Tiago Aguiar
“Duelo de MCs – Uma década ocupando as ruas”, do coletivo Família de Rua
Local: CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais
Endereço: Av. Afonso Pena, 737 – Centro
Abertura: 23 de maio, 19h
Período: 24 de maio a 26 de agosto
Horário: terça a sábado, das 9h30 às 21h
Entrada gratuita
Classificação livre

 

Imagem 1: Exposição “Rusá”, de Tiago Aguiar

Imagem 2: Exposição “Duelo de MCs – Uma década ocupando as ruas”

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos