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O Direito de Acesso 脿 Cultura e a Constitui莽茫o Federal

Sabe-se que a Constitui莽茫o 茅 a lei fundamental e suprema de uma na莽茫o, ditando a sua forma de organiza莽茫o e seus princ铆pios basilares.

Os Direitos Culturais, al茅m de serem direito s humanos previstos expressamente na Declara莽茫o Universal de Direitos Humanos (1948), no Brasil encontram-se devidamente normatizados na Constitui莽茫o Federal de 1988 devido 脿 sua relev芒ncia como fator de singularizar茫o da pessoa humana. Como afirma Bernardo Novais da Mata Machado, “os direitos culturais s茫o parte integrante dos direitos humanos, cuja hist贸ria remonta 脿 Revolu莽茫o Francesa e 脿 sua Declara莽茫o dos Direitos do Homem e do Cidad茫o (1789), que sustentou serem os indiv铆duos portadores de direitos inerentes 脿 pessoa humana, tais como direito 脿 vida e 脿 liberdade.” (MACHADO, 2007).

Fato 茅 que a cultura reflete o modo de vida de uma sociedade, al茅m de interferir em seu modo de pensar e agir, sendo fator de fortalecimento da identidade de um povo e indubitavelmente de desenvolvimento humano. Conforme afirma Jos茅 M谩rcio Barros, a “cultura refere-se tanto ao modo de vida total de um povo – isso inclui tudo aquilo que 茅 socialmente aprendido e transmitido, quanto ao processo de cultivo e desenvolvimento mental, subjetivo e espiritual, atrav茅s de pr谩ticas e subjetividades espec铆ficas, comumente chamadas de manifesta莽玫es art铆sticas” (BARROS, 2007, pag.).

Nesse sentido, com o intuito de garantir o direito 脿 cultura, assim diz a Constitui莽茫o:
“Art. 215. O Estado garantir谩 a todos o pleno exerc铆cio dos direitos culturais e acesso 脿s fontes da cultura nacional, e apoiar谩 e incentivar谩 a valoriza莽茫o e a difus茫o das manifesta莽玫es culturais.

搂 1.潞 O Estado proteger谩 as manifesta莽玫es das culturas populares, ind铆genas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizat贸rio nacional.

搂 2.潞 A lei dispor谩 sobre a fixa莽茫o de datas comemorativas de alta significa莽茫o para os diferentes segmentos 茅tnicos nacionais.”

Conforme verifica-se, o constituinte mostrou-se preocupado em garantir a todos os cidad茫os brasileiros o efetivo exerc铆cio dos direitos culturais, o acesso 脿s fontes da cultura nacional e a liberdade das manifesta莽玫es culturais.

Partindo desse ponto, vemos que 茅 dever do Estado garantir a todos o pleno exerc铆cio dos direitos culturais. Mas quais s茫o esses direitos culturais?

Como afirma Bernardo Novais da Mata Machado, “Os direitos culturais s茫o parte integrante dos direitos humanos, cuja hist贸ria remonta 脿 Revolu莽茫o Francesa e 脿 sua Declara莽茫o dos Direitos do Homem e do Cidad茫o (1789), que sustentou serem os indiv铆duos portadores de direitos inerentes 脿 pessoa humana, tais como direito 脿 vida e 脿 liberdade.” (MACHADO, 2007). Por茅m, os direitos culturais sofrem hoje diversas limita莽玫es em fun莽茫o de pol铆ticas p煤blicas ineficazes ou inexistentes, bem como limita莽玫es decorrentes da legisla莽茫o dos Direitos Autorais, esses tamb茅m considerados como Direitos Culturais.

Fato 茅 que o legislador n茫o expressou quais s茫o os princ铆pios constitucionais culturais, por茅m, os mesmos podem ser classificados como, “o princ铆pio do pluralismo cultural, o da participa莽茫o popular na concep莽茫o e gest茫o das pol铆ticas culturais, o do suporte log铆stico estatal na atua莽茫o no setor cultural, o do respeito 脿 mem贸ria coletiva e o da universalidade” (SANTOS, 2007).

Pol铆ticas de efetiva莽茫o do direito de acesso 脿 cultura:

Conforme constante da Constitui莽茫o Federal de 1988 茅 papel estatal financiar atividades culturais que garantam a preserva莽茫o da diversidade das manifesta莽玫es culturais. O instrumento mais significativo, ou mais utilizado, 茅 a Lei Rouanet e seus mecanismos como o Fundo Nacional de Cultura, os Fundos de Investimento Cultural e Art铆stico, e o Mecenato Federal. Neste breve estudo trataremos apenas do 煤ltimo.

Atrav茅s da apresenta莽茫o de projetos ao Minist茅rio da Cultura (MinC) via Lei Rouanet, a sociedade civil poder谩 propor projetos que cumpram determinados requisitos previstos em lei para posterior busca de recursos atrav茅s de incentivo fiscal.

Por茅m, ao pleitear recursos via Lei Rouanet, por exemplo, o proponente tem que ter ci锚ncia que esses valores devem ser utilizados para fins p煤blicos, pois trata-se de verba p煤blica.

O art. 1潞 da Lei 8.313/1991, art. I, afirma que uma das finalidades do PRONAC, programa nacional de Apoio 脿 Cultura, 茅 “contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso 脿s fontes da cultura e o pleno exerc铆cio dos direitos culturais”.

Importante ainda destacar dois requisitos para aprova莽茫o do projeto junto ao MinC, fatores esses que devem demonstrar o car谩ter de pol铆tica p煤blica, ou seja, que deixem claro seus mecanismos de acessibilidade e聽 mecanismos de democratiza莽茫o do acesso. Os primeiros s茫o definidos pelo MinC como:

“medidas para garantir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ou defici锚ncia f铆sica, sensorial ou cognitiva e idosos, condi莽茫o de para utiliza莽茫o, com seguran莽a e autonomia, de espa莽os onde se realizam atividades culturais ou espet谩culos art铆sticos, bem como a compreens茫o e frui莽茫o de bens, produtos e servi莽os culturais.”

E s茫o considerados mecanismos de democratiza莽茫o de acesso:

“a莽玫es a serem inclu铆das na proposta, conforme a natureza desta, que tenham como objetivo promover igualdade de oportunidades ao acesso e frui莽茫o de bens, produtos e servi莽os culturais, bem como ao exerc铆cio de atividades profissionais. Democratizar o acesso pressup玫e aten莽茫o a camadas da popula莽茫o menos assistidas ou exclu铆das do exerc铆cio de seus direitos culturais por sua condi莽茫o social, etnia, defici锚ncia, g锚nero, faixa et谩ria, domic铆lio, ocupa莽茫o.”

Dessa forma, vemos que hoje j谩 h谩 uma tend锚ncia para que o dinheiro p煤blico seja utilizado para fins p煤blicos e n茫o apenas para fins de marketing cultural do mercado, como de fato esse mecanismo funcionou por v谩rios anos afio, o que significa uma mudan莽a de postura do Governo, bem como da sociedade civil, que passou a exigir crit茅rios mais claros e obviamente mais r铆gidos para concess茫o de verba p煤blica.

O Plano Nacional de Cultura

Ainda visando dar efetividade aos preceitos constitucionais, foi firmada uma parceira entre poderes executivo e legislativo buscando o fortalecimento e a valoriza莽茫o da diversidade cultural brasileira e a responsabilidade do Estado sobre a formula莽茫o e implementa莽茫o de pol铆ticas de universaliza莽茫o do acesso 脿 produ莽茫o e frui莽茫o cultural, o chamado Plano Nacional de Cultura (PNC). O plano conter谩 as diretrizes para cultura no pa铆s para os pr贸ximos dez anos e ser谩 o instrumento dos trabalhadores da cultura para pensar e executar pol铆ticas culturais como a莽玫es dos tr锚s entes pol铆ticos e n茫o s贸 de governo.

Segundo o MinC, “o Plano Nacional de Cultura tem por finalidade o planejamento e implementa莽茫o de pol铆ticas p煤blicas de longo prazo para a prote莽茫o e promo莽茫o da diversidade cultural brasileira . Diversidade que se expressa em pr谩ticas, servi莽os e bens art铆sticos e culturais determinantes para o exerc铆cio da cidadania, a express茫o simb贸lica e o desenvolvimento socioecon么mico do Pa铆s.”

Hoje, ainda em processo de formula莽茫o, o Plano Nacional de Cultura do governo Lula se configura pelos diversos debates e Semin谩rios, realizados em todos os Estados brasileiros, que visam discutir com a sociedade civil os rumos que essa pol铆tica deve assumir. A perspectiva 茅 que o novo PNC seja aprovado e comesse a ser implementado a partir de 2009, orientando os planos regionais.

Deve ser destacada a efetiva participa莽茫o dos Munic铆pios no Plano Nacional de Cultura, que visa dar acesso 脿 popula莽茫o menos favorecida, aos que est茫o na ponta, como ocorre por exemplo com o sistema educacional e suas instancias, ou mesmo com o SUS, apostando em um Sistema P煤blico de Cultura, integrando Uni茫o, Estado e Munic铆pios.

A fil贸sofa Marilena Chau铆 nos ensina que cabe ao Estado, “assegurar o direito de acesso 脿s obras culturais produzidas, particularmente o direito de fru铆-las, o direito de criar as obras, isto 茅, produzi-las, e o direito de participar das decis玫es sobre pol铆ticas culturais” (CHAU脥, 2006).

Por茅m, caso o PCN n茫o alcance o munic铆pio ele n茫o ter谩 efic谩cia e o quadro atual da cultura n茫o ir谩 se alterar, pois 茅 o munic铆pio quem encontra-se pr贸ximo ao cidad茫o, pois 茅 nas cidades que existem as periferias onde as diferen莽as de acesso 脿 cultura explicitam-se. Como afirma Marilena Chau铆:

“a pol铆tica cultural definida pela id茅ia de cidadania cultural (…) se realiza como direito de todos os cidad茫os, direito a partir do qual a divis茫o social das classes, ou luta de classes, possa manifestar-se e ser trabalhada porque, no exerc铆cio do direito 脿 cultura, os cidad茫os, como sujeitos sociais e pol铆ticos, se diferenciam, entram em conflito, comunicam e trocam suas experi锚ncias, recusam formas de cultura, criam outras e movem todo o processo cultural” (CHAU脥, 2006).

Portanto, atualmente existe sim o interesse de todos os setores em aumentar a efetividade do direito de acesso 脿 cultura, prova disso 茅 a elabora莽茫o em conjunto do Plano Nacional de Cultura e de suas diretrizes, que conta com a participa莽茫o dos tr锚s entes, do Poder Executivo Federal, Legislativo, e o mais importante, da sociedade civil.

A partir de agora, tamb茅m compete aos cidad茫os, assim considerados os sujeitos de direitos e deveres, acompanharem o processo de cria莽茫o, discuss茫o, aprova莽茫o e, principalmente, implementa莽茫o do plano, para que o direito fundamental constitucionalmente garantido seja efetivamente fru铆do por quem de direito.

*Sheilla Pianc贸 茅 assessora jur铆dica do ODC, professora do Pensar e Agir com a Cultura e s贸cia da empresa Diversidade Consultoria e Consultora.

Bibliografia:

BARROS, Jos茅 M谩rcio. “Diversidade Cultural e Desenvolvimento Humano – Curso de Gest茫o e Desenvolvimento Cultural Pensar e Agir com Cultura, Cultura e Desenvolvimento Local 2007”.

CHAU脥, Marilena. “Cidadania cultural: O direito 脿 cultura”. S茫o Paulo: Editora da Funda莽茫o Perseu Abramo, 2006.

BRASIL. Constitui莽茫o (1988). “Constitui莽茫o da Rep煤blica Federativa do Brasil”: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organiza莽茫o do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. S茫o Paulo: Saraiva, 1990. (S茅rie Legisla莽茫o Brasileira).

BRASIL. Minist茅rio da Cultura (MinC).聽www.cultura.gov.br. Acesso em 25 fev. 2009
PLANO NACIONAL DE CULTURA (PNC): Diretrizes Gerais. Dispon铆vel em聽www.cultura.gov.br. Acesso em 25 fev.2009.

MACHADO, Bernardo Novais da Mata. “Direitos Culturais e Pol铆ticas para a Cultura – Curso de Gest茫o e Desenvolvimento Cultural Pensar e Agir com Cultura, Cultura e Desenvolvimento Local 2007″….?

MORAES, Alexandre de. “Direito Constitucional”. S茫o Paulo: Atlas, 2008.
Silva, Jos茅 Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 15陋 ed. S茫o Paulo: Ed Malheiros, 1998

T芒nia Maria dos Santos, Direito 脿 Cultura na Constitui莽茫o Federal de 1988, Editora: Verbo Jur铆dico, 1陋 edi莽茫o, 2007, Porto Alegre.

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24 Coment谩rios para “O Direito de Acesso 脿 Cultura e a Constitui莽茫o Federal”

  1. Girl芒nia disse:

    脡 percept铆vel o papel dos cidad茫os no processo que vai da cria莽茫o at茅 a implementa莽茫o ao que tange a constitui莽茫o Federal e cultural, dando aos cidad茫os condi莽玫es m铆nimas de vida e tamb茅m de dignidade sendo sujeitos ativos nas tomadas de decis玫es.

  2. Darlyn disse:

    Conhecimento , a base de tudo . Muito obrigada pelo conte煤do .

  3. Ederson disse:

    Muit铆ssimo bom

  4. Vera L煤cia Rocon disse:

    Por mais escolas com diretoras como a Madalena (citada neste curso), que foi premiada por criar estrat茅gias de pr谩ticas de ensino com inclus茫o cultural.

  5. Fernando disse:

    A precariedade do Estado cumprir fielmente a Constitui莽茫o 茅 porque todos os governantes s茫o amadores, ou seja, n茫o s茫o formados em Administra莽茫o P煤blica. N茫o s茫o profissionais e por isso n茫o sabem administrar o pa铆s na forma profissional.

  6. Emerson disse:

    Segundo a Constitui莽茫o no seu Art. 215. O Estado garantir谩 a todos o pleno exerc铆cio dos direitos culturais e acesso 脿s fontes da cultura nacional, e apoiar谩 e incentivar谩 a valoriza莽茫o e a difus茫o das manifesta莽玫es culturais. Ent茫o cabe a n贸s cidad玫es fiscalizar e fazer cumprir nossos direitos, porque em muitos casos (Sa煤de, Educa莽茫o, Moradia) eles s贸 existem na consttiui莽茫o

  7. Veronica disse:

    Embora o mundo esteja avan莽ado, ainda existe preconceito, e pessoas preconceituosas, por isso as organiza莽玫es para a inclus茫o desses imigrantes e pessoas com culturas diferentes s茫o importantes, a m煤sica faz um papel importante pois sabemos que a diferentes gostos musicais e por que n茫o aceitar diferente religi玫es ou diferentes culturas.

  8. Andrelino dos Santos Almeida disse:

    estudei musicaliza莽茫o e fiz outro curso ligado a musica gostei muito

  9. Hardt disse:

    Gratid茫o pelas informa莽玫es !!!

  10. Ant么nio disse:

    Temas relevantes e delicado que abrange toler芒ncia e diversade

  11. Mercedes disse:

    Meu parecer sobre este assunto se resume a esta parte: a pol铆tica cultural definida pela id茅ia de cidadania cultural (鈥) se realiza como direito de todos os cidad茫os, direito a partir do qual a divis茫o social das classes, ou luta de classes, possa manifestar-se e ser trabalhada porque, no exerc铆cio do direito 脿 cultura, os cidad茫os, como sujeitos sociais e pol铆ticos, se diferenciam, entram em conflito, comunicam e trocam suas experi锚ncias, recusam formas de cultura, criam outras e movem todo o processo cultural鈥 (CHAU脥, 2006).

    Portanto, atualmente existe sim o interesse de todos os setores em aumentar a efetividade do direito de acesso 脿 cultura, prova disso 茅 a elabora莽茫o em conjunto do Plano Nacional de Cultura e de suas diretrizes, que conta com a participa莽茫o dos tr锚s entes, do Poder Executivo Federal, Legislativo, e o mais importante, da sociedade civil.

    A partir de agora, tamb茅m compete aos cidad茫os, assim considerados os sujeitos de direitos e deveres, acompanharem o processo de cria莽茫o, discuss茫o, aprova莽茫o e, principalmente, implementa莽茫o do plano, para que o direito fundamental constitucionalmente garantido seja efetivamente fru铆do por quem de direito.

    – Penso que o benef铆cio deve ser usado pelo povo, n茫o por artistas renomados que j谩 tem seus patrocinadores.

  12. saint clair morais da mata disse:

    Partindo do pressuposto de que a cultura reflete o modo de vida de uma sociedade, e interfere diretamente em seu modo de pensar e agir, percebe-se important铆ssimo a jun莽茫o dos tr锚s poderes na elabora莽茫o de um plano nacional que vise garantir a promo莽茫o, manuten莽茫o dos direitos culturais e propaga莽茫o da liberdade e diversidade do povo brasileiro. A constru莽茫o de uma sociedade mais civilizada e tolerante em todas as suas formas, deve considerar a identidade e manifesta莽茫o de todas as suas classes, fortalecidas atrav茅s de pol铆ticas p煤blicas que lhes assegurem o desenvolvimento de servi莽os e exerc铆cios de atividades profissionais.

  13. Marcelo Rodrigues Lacerda da Silva disse:

    A Diversidade no Brasil, mesmo que ainda com o trabalho que existe precisa, ter aprofundado cont铆nuo, para que haja toler芒ncia e respeito ao ser humano de origem, ou com diversidades… Esse 茅 o ponto principal, trabalhar e educar o povo Brasileiro…

  14. Thaisa disse:

    A cultura e a diversidade s茫o fundamentais em todos o aspectos.

  15. Dani disse:

    O incentivo 脿s atividades culturais garantem a preserva莽茫o da diversidade e suas manifesta莽玫es culturais.

  16. Marlene dos santos galdino disse:

    A cultura e a Diversidade caminham juntos para uma Educa莽茫o melhor !!

  17. Rafaela disse:

    Gratid茫o pelas informa莽玫es.

  18. ana paula disse:

    a cultura 茅 muito importante precisa realmente avan莽a ,com qualidade ,respeito e planejamento

  19. gra莽a disse:

    Esse tema diversidade precisa ser mais explorado,

  20. Fl谩vio Bilik disse:

    Mensagem 鈥渁 pol铆tica cultural definida pela ideia de cidadania cultural” pois o medo do contato com o desconhecido que aflora o fundamentalismo levando a intoler芒ncia cultural por exemplo ao meu ver!

  21. Sebasti茫o Flaurindo da Silva Filho disse:

    Muito 煤til,temas importantes

  22. Luzia Anatalia do Bom Sucesso disse:

    Obrigada pelas informa莽玫es

  23. Ademir disse:

    Caramba! Que site legal. Adorei, conte煤do de qualidade

    1. ODC disse:

      Obrigada, Ademir!

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