NOTÍCIAS

8 de março: eventos e manifestações marcam a data em diferentes estados do país

Foto: Rovena Rosa (Agência Brasil)

O Dia Internacional da Mulher é uma data que, além de celebrar as conquistas alcançadas, busca reafirmar o compromisso com a igualdade de gênero. Este ano, eventos e manifestações pelo país destacam a importância de continuar avançando na promoção dos direitos das mulheres em todo o mundo.

Amanhã, 08 de março, coletivos e movimentos realizam atividades que visam conscientizar, inspirar e unir as mulheres em prol de suas causas, que vão desde a equidade salarial até a representação feminina em cargos de poder. Além disso, muitos eventos destacam a importância de combater a violência de gênero, promovendo uma cultura de respeito e igualdade.

Confira os principais eventos que acontecem neste 8 de março em diferentes estados do país (relacionados em ordem alfabética):

Amazonas (Manaus)

Sob o tema “O medo não vai nos parar”, o 8M em Manaus terá caminhada da Praça da Matriz (Centro), com concentração a partir das 15 horas, até o Largo de São Sebastião, onde ocorrerá ato cultural às 18h.

Bahia (Salvador)

Com o lema “Mulheres em defesa da democracia, pela igualdade salarial e contra todos os tipos de violência”, a caminhada começa às 13 horas, na Praça do Campo Grande, na capital Salvador.

Ceará (Fortaleza)

A programação terá início às 8 horas, na Praça do Ferreira. Entre as atividades estão atrações culturais, feira feminista, cortejo e tendas de orientação nutricional, caminhão da cidadã, serviços de fisioterapia, orientação psicológica, aferição de pressão e glicemia, massoterapia e orientação sobre saúde da mulher. A partir das 16 horas inicia a concentração para a grande caminhada, também na Praça do Ferreira, com saída prevista para às 16h30.

Distrito Federal (Brasília)

Ato político-cultural a partir das 16 horas, na praça Zumbi dos Palmares. Às 19 horas, terá início o show das trabalhadoras, em frente à CUT-DF, com apresentação das cantoras Emília Monteiro (ritmos do norte), Kris Maciel (samba) e Alê Terribili (MPB).

Espírito Santo (Vitória)

Em Vitória, a tradicional marcha das mulheres acontecerá a partir das 14 horas, na Praça Getúlio Vargas (Centro), com o lema “Pela vida as mulheres: por direitos, derrotar os fascistas”.

Goiás (Goiânia)

Caminhada com concentração a partir das 16 horas, na Catedral Metropolitana de Goiânia – Avenida Universitária, Praça Dom Manuel, Setor Central.

Mato Grosso do Sul (Campo Grande)

O ato começa às 08h, na Rua 14 de julho esquina com a Avenida Afonso Pena.

Minas Gerais (Belo Horizonte)

As manifestações terão como lema “Mulheres em luta pelos bens comuns e contra as privatizações”. Na capital mineira, as mobilizações começam às 15 horas, com uma intervenção na Praça da Liberdade, em frente ao Palácio da Liberdade. A partir das 17 horas, o protesto se concentra na Praça Raul Soares, de onde sairá em caminhada, dialogando com a população, até a Praça Sete de Setembro (Centro).

Paraíba (João Pessoa)

A partir das 9 horas acontece o ato político-cultural, com a realização de oficinas, rodas de diálogo, Feira Preta e apresentações culturais, no “Ponto de Cem Réis” (Praça Vidal de Negreiros, no Centro).

Paraná (Curitiba)

Concentração às 15h, na Praça Santos Andrade, mas a partir das 17h começam as intervenções culturais. O ato está previsto para às 18h30. Na sequência, às 19h, começará a marcha que sairá da Rua João Negrão com encerramento na Boca Maldita, no Centro de Curitiba. Saiba mais aqui.

Pernambuco (Recife)

Concentração às 15 horas, no Parque 13 de Maio. Saída prevista às 17 horas em direção ao Pátio de São Pedro.

Piauí (Teresina)

Ato com concentração na Praça do FRIPISA, às 8 horas, com caminhada pelas ruas da capital, com encerramento na Praça Rio Branco.

Rio de Janeiro (Rio de Janeiro – capital)

Às 9 horas acontece a participação e construção do ato de levante feminista contra o feminicídio na Câmara dos Vereadores.

A concentração para o ato unificado será a partir das 16 horas, na Candelária (Praça Pio X, s/n – Centro), com caminhada pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia, onde haverá o grande ato às 18 horas. Às 18h30 haverá o  Simpro Samba, roda com microfone aberto para mulheres e performance da artista Marta Moura, com temática feminista, também na Cinelândia.

Rio Grande do Norte (Natal e Mossoró)

Em Natal, a concentração para a caminhada será Concentração a partir das 14h30h, na calçada do Banco do Brasil (Av. Rio Branco) com caminhada até a Praça Cívica. Em Mossoró acontecem dois atos – o primeiro às 8h30 no Centro Feminista 8M e o segundo às 15h30, na Praça do PAX.

Santa Catarina

Florianópolis

O evento Marcha 8M “TRANSformando luto em lutas” acontece das 14 às 18 horas, no Largo da Alfândega (Centro), com a seguinte programação:

14h às 17h – Rodas de conversa, distribuição de materiais

17h – Místicas de concentração, agitação cultural e performances

18h – Saída da marcha

Jaraguá do Sul

Local: Praça da Meia Lua, ao lado do Museu da Paz

8 às 17 horas – Concentração; Organização do espaço/cartazes, faixas e outros; Panfletagem e conversas com a comunidade.

17 às 19 horas – Falas do Coletivo de Mulheres/atividades culturais.

19 horas – Aula Magna Com Mariana Franco/Transformando Luto em Lutas. Após a Aula Magna seguirão em marcha até a Praça Ângelo Piazera.

20 horas (na Praça Ângelo) – Leitura do Manifesto pela Vida das Mulheres.

Chapecó

Ato em defesa da mulher, a partir das 9 horas, na Praça Coronel Bertaso (Centro)

Joinville

Marcha TRANSformando LUTO em LUTAS! Nós queremos vivas/vives em todos os lugares!, na Praça da Bandeira em Joinville – concentração a partir das 18 horas e início da passeata às 19 horas.

São Paulo (São Paulo – Capital)                         

Concentração às 14 horas, no Espaço Cultural Lélia Abramo (R. Carlos Sampaio, 305, Bela Vista). Do local, os manifestantes seguirão em caminhada até a Avenida Paulista, onde acontecerá o ato principal em frente ao MASP (Av. Paulista, 1578). O movimento Marcha das Mulheres Negras de São Paulo estará presente no ato paulista defendendo o mote “Nas ruas pela vida das mulheres e legalização do aborto. Contra as violências, as privatizações, o fascismo e o genocídio do povo negro e palestino”.

 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos