NOTÍCIAS

A diversidade cultural e o desenvolvimento das cidades

cabealho_sul_de_minas

No próximo dia 6 de junho, o coordenador do ODC, José Márcio Barros, participa do projeto Minas Territórios da Cultura, na cidade de Três Corações. 

Barros tratará do tema “A diversidade cultural e o desenvolvimento das cidades”, ao abordar a diversidade cultural como bem e recurso no desenvolvimento das cidades; o mapeamento da diversidade cultural; ação colaborativa e trabalho em rede; expansão e compartilhamento das diferenças como alternativa de desenvolvimento e proteção e promoção da diversidade. A palestra integra o eixo “Territórios do Saber” que contempla ações de capacitação, formação e orientação nas áreas artística e de gestão cultural. O evento é voltado a agentes e gestores culturais, artistas, educadores e interessados em geral. Além de Três Corações, Barros participou do programa em Uberlândia.

O Territórios da Cultura é um projeto do Governo de Minas, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Cultura, que abrange os eixos Dinâmicas Territoriais, Territórios do Saber e Territórios Criativos. Busca a descentralização e regionalização das ações culturais, abrangendo as dez macrorregiões do Estado definidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.

O programa tem os objetivos de valorização e divulgação da diversidade cultural mineira; promoção do desenvolvimento regional por meio da cultura; circulação de bens culturais e capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais, além de difundir e aumentar a demanda pelos programas e ações do Sistema Estadual de Cultura. A previsão é de realização de seminários artísticos, bem como o estímulo à criação de redes e encontros regionais e a difusão de programas de fomento do Sistema Estadual de Cultura.

A palestra de José Márcio Barros será realizada das 14h às 17h, na Escola do Legislativo Benefredo de Souza – Auditório Carlos Edyl. Não é necessário realizar inscrição.

Fonte: Minas Território da Cultura

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos