Apenas Cuba conseguiu alcançar os objetivos planejados para a educação. Os dados são do Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2015 da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O Fórum Mundial de Educação em Dakar (Senegal), em 2000, serviu de base para o Relatório. O encontro reuniu governos de 164 países que se comprometeram a cuidar da primeira infância, educação primária universal, alfabetização de adultos e paridade e igualdade de gênero, entre outras questões. Os países tiveram seus resultados monitorados quase anualmente.
Apenas metade das nações da América Latina e do mundo atingiu o objetivo de acesso universal à educação primária. Chile, Equador, México e Peru foram os únicos na região a ultrapassarem a margem de 80% das crianças matriculadas na educação pré-primária.
Segundo a Unesco, o Brasil evoluiu significativamente o acesso de pessoas pobres à educação devido à política de transferência de renda dos últimos anos. A desigualdade da educação rural para a urbana também diminuiu no país, assim como na Argentina, Costa Rica e Uruguai.
Os objetivos do Relatório da Educação estão estipulados até 2030. Alguns deles são a universalização educação pré-primária, primária e do primeiro nível de educação secundária e expansão da aprendizagem de adultos.
Imagem: Portal Brasil 10
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]