NOTÍCIAS

Cuba é o único país da América Latina a atingir os objetivos globais de educação

 

Apenas Cuba conseguiu alcançar os objetivos planejados para a educação. Os dados são do Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2015 da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O Fórum Mundial de Educação em Dakar (Senegal), em 2000, serviu de base para o Relatório. O encontro reuniu governos de 164 países que se comprometeram a cuidar da primeira infância, educação primária universal, alfabetização de adultos e paridade e igualdade de gênero, entre outras questões. Os países tiveram seus resultados monitorados quase anualmente.

Apenas metade das nações da América Latina e do mundo atingiu o objetivo de acesso universal à educação primária. Chile, Equador, México e Peru foram os únicos na região a ultrapassarem a margem de 80% das crianças matriculadas na educação pré-primária.

Segundo a Unesco, o Brasil evoluiu significativamente o acesso de pessoas pobres à educação devido à política de transferência de renda dos últimos anos. A desigualdade da educação rural para a urbana também diminuiu no país, assim como na Argentina, Costa Rica e Uruguai.

Os objetivos do Relatório da Educação estão estipulados até 2030. Alguns deles são a universalização educação pré-primária, primária e do primeiro nível de educação secundária e expansão da aprendizagem de adultos.

 

Imagem: Portal Brasil 10

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos