NOTÍCIAS

Desenvolvimento planejado

Plano de Cultura da Bahia ampliará articulação entre governos municipais, estadual e federal

Aprovada por unanimidade em 22 de novembro, a Lei Orgânica de Políticas Públicas da Bahia dispõe sobre a Política de Cultura do estado, instituição da implantação do Sistema Estadual de Cultura (SEC) e regulamentação do Plano Estadual de Cultura. A Lei 12365 de 30 de novembro de 2011 destaca a organização do Estado na construção de políticas públicas, ao determinar a adoção de medidas necessárias à articulação do Sistema Estadual de Cultura com o Sistema Nacional e com os sistemas municipais de cultura, conforme disposto no Art. 11 inciso XIII.

Com a nova lei, o desenvolvimento do  Sistema Estadual de Cultura possibilitará maior articulação entre os governos municipais, estadual e federal. A lei foi sancionada pelo governador Jaques Wagner durante a abertura da Conferência de Cultura, no dia 30 de novembro deste ano, na cidade de Vitória da Conquista.

O Estado da Bahia aderiu ao Sistema Nacional da Cultura em novembro. O SEC da Bahia é composto, dentre outros, pelos seguintes organismos que funcionam coordenadamente: Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Cultura da Bahia e Sistemas Municipais de Cultura (SMC). O Conselho visa a formulação de políticas públicas culturais, a Secretaria de Cultura executa essas políticas e a atuação dos SMCs filiados ao sistema estadual priorizam a obtenção de recursos produzidos por essas políticas.

A proposta de lei foi desenvolvida durante a III Conferência Estadual da Cultura da Bahia, em 2009, passando para consulta pública. Em outubro, foi encaminhada do executivo para o plenário local e entrou na pauta, tendo sua votação cancelada. Durante a seção de aprovação da lei, no último dia 22 de novembro, foi definida, também, a composição do novo Conselho de Cultura do Estado da Bahia.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos