NOTÍCIAS

Dicionário do circo

Encircopédia registra memória do circo em Minas Gerais

 

Lançada no último dia 28, a “Encircopédia – Dicionário Crítico Ilustrado do Circo no Brasil”, da pesquisadora Sula Mavrudis”, reúne documentos, fotos e depoimentos de circenses, numa perspectiva de oferecer uma abordagem didática e literária sobre o comovente universo do circo.

Segundo a autora de teatro e histórias infantis, a Encircopédia contribui para a catalogação, sistematização e registro da memória do circo em Minas Gerais, preservando suas histórias e saberes. A ideia surgiu da  necessidade de dar visibilidade aos problemas enfrentados pelo circo itinerante, para sensibilizar gestores públicos e legisladores quanto à criação de políticas públicas para o circo no Brasil. O dicionário discute criticamente sobre direitos, condições de vida, preconceito e luta dos circenses por melhores condições profissionais e sociais.

A iniciativa decorre da convivência da autora com circenses tradicionais desde a infância.“Tenho registrado suas histórias, repertório dos palhaços, peças do circo-teatro, colecionado jornais, cartazes, panfletos. Ao longo dos anos tenho ajudado na luta pelos seus direitos constitucionais e, para isso, eu produzia alguns documentos, como diagnósticos e projetos para desenvolvimento do circo em Minas”, explica Sula.

A publicação integra o projeto Coleção Publicações Culturais de Referência e foi lançada com o apoio do Ministério da Cultura e Cemig e produção da Diversas Consultoria Cultural.

 

 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos