NOTÍCIAS

Diversidade nas artes visuais

2016_03_14_3_ODC-Diversidade nas artes visuais

 

Em março, Sesc Palladium realiza atividades gratuitas

Ana Paula Rachid

Mulher, Arte e Feminismo. Se você curte essa temática, o Sesc Palladium apresenta, em março, uma programação muito especial sobre o assunto na área de artes visuais. O mês inicia-se com a primeira edição do projeto Desvios, no dia 1º, e apresenta a exposição Retrato: substantivo feminino, uma proposta de criação coletiva audiovisual realizada por Laura Tamiana e Tatiana Devos Gentile, com mulheres ligadas a tradições culturais no Brasil. O trabalho ficará exposto até o dia 27 de março, no Foyer da Augusto de Lima. A entrada é gratuita.

UM POUCO MAIS SOBRE ‘DESVIOS’

Integram o projeto Retrato: substantivo feminino 25 mulheres, de 13 a 95 anos, ligadas às tradições do Cavalo Marinho (PE), do Reinado (MG) e do Batuque de Umbigada (SP). Juntas, a partir do encontro, essas mulheres confeccionaram retratos, alinhavados por um possível substantivo feminino. Criado parcialmente em Belo Horizonte, junto a duas guardas de Congo, no bairro da Concórdia, o projeto volta pela primeira vez à cidade.

‘DESVIOS’ AO LONGO DO MÊS

1º /3, às 19h30: conversa com o público e as integrantes do projeto. Mais informações aqui.

26/3, às 15h30: Apresentação da Guarda de Moçambique e Congo Treze de maio de Nossa Senhora do Rosário. Mais informações aqui.

‘PROJETO PAREDE’, COM CRIOLA

Com um trabalho engajado em favor do empoderamento da mulher negra brasileira, com formas e cores que remontam às raízes da artista, a mineira Criola é a convidada do mês de março do Projeto Parede. A grafiteira explora cores e elementos bem brasileiros nos seus grafites, além de fazer parte da arte urbana a sua luta política para fortalecer as mulheres negras. Entre os dias 8 e 13 do mês, o público poderá acompanhar o trabalho da artista ao vivo. E após o dia 22, será exibido junto à obra, um vídeo autoral criado por Thiago Santos sobre o processo criativo da artista. O trabalho pode ser visitado, gratuitamente, até o dia 1º de maio. Mais informações aqui.

‘CAFÉ@MOSTRA’, COM ANA MORAVI

O Café@mostra de março convida a pesquisadora e produtora audiovisual mineira Ana Moravi. O trabalho Antarabava, que será apresentado de 8 de março a 24 de abril, é inspirado na obra O Livro Tibetano dos Mortos, de autoria de W. Y. Evans-Wentz, e a ideia da artista é dar ênfase aos estados transitórios. Moravi quer mostrar que as coisas não têm fim e que se transformam o tempo todo. Mesmo quando chegam ao fim, acabam tomando outra forma. O trabalho retratará uma série de pequenos vídeos que mostrarão gestos e ações que evoquem a ideia de transformação. Mais informações no site.

NOVIDADE NA GALERIA DE ARTE GTO

De 8 de março a 10 de abril, a Galeria de Arte GTO apresenta a exposição E de novo montanha, rio, mar, selva, floresta. A mostra reúne trabalhos de artistas que participaram de projetos de residências que têm sido promovidos pelo JA.CA desde 2010, no Jardim Canadá, e que lidam com questões emergentes na paisagem do bairro, marcada por contrastes entre áreas de preservação ambiental, atividades de mineração e ocupação urbana recente e desordenada. Durante cinco semanas, os realizadores do JA.CA, em colaboração com críticos, pesquisadores e artistas convidados, irão ocupar de forma processual a galeria, trazendo recortes do acervo do Centro e propondo atividades abertas à participação do público.

A programação da exposição contará com diversas ações como workshops, seminários, performances, além de um grupo de estudos e uma exposição, transferindo parte de suas atividades do Jardim Canadá para o centro de BH (veja programação nos links abaixo). Algumas atividades demandam inscrição. Fique atento ao prazo e participe! Você ainda pode conferir tudo em www.jaca.center/e-de-novo/.

23/3, das 18h às 19h30: Mostra Audiovisual JA.CA

29/3, das 19h às 21h: Mesa Redonda – A Escuta da Pedra – Desaprender e aprender

29/3 a 1º/4: Workshop A Escola na Rua.

5/4 a 8/4: Workshop Máquina do Tempo – Viagem ao Presente.

5/4: Mesa O Futuro dos Nossos Papeis Está a Perigo – Salvaguarda e destruição

6/4: Mostra Audiovisual Set To Go.

 

SERVIÇOS

Desvios – Retrato: Substantivo Feminino

Data: de 1º a 27/3

Conversa com o público e as integrantes do projeto

Data: 1º/3

Horário: 19h30

Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)

Entrada: gratuita, com retirada de ingresso 30 min antes do evento. Espaço sujeito a lotação

Classificação: livre

 

Apresentação da Guarda de Moçambique e Congo Treze de maio de Nossa Senhora do Rosário

Data: 26/3

Horário: 15h30

Local: Sesc Palladium (inicia no Foyer da Rio de Janeiro, passa pela calçada e finaliza no Foyer da Augusto de Lima)

Entrada: gratuita

Classificação: livre

 

Projeto Parede, com Criola | Vídeo Thiago Santos

Data: 14/3 a 1º/5 – execução ao vivo: 8 a 13/3

Horário: 9h às 21h – de terça a domingo

Local: Foyer Augusto de Lima (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)

Entrada: gratuita

Classificação: livre

 

Café@mostra, com Ana Moravi

Data: de 8/3 a 24/4

Horário: 9h às 21h – de terça a domingo

Local: rua Rio de Janeiro, 1046, Centro

Entrada: gratuita

Classificação: livre

 

Exposição – E de novo montanha, rio, mar, selva, floresta

Data: de 8/3 a 10/4

Horário: de 9h às 21h de terça a domingo

Local: Galeria de Arte GTO (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)

Entrada: gratuita

Classificação: livre

Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100

 

Fonte: http://www.sescmg.com.br/wps/portal/sescmg/centrais/central_noticias/noticia_aberta/cultura+-+noticias/programacao+de+artes+visuais+marco+2016

Imagem: SESC MG

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Anônimos Notáveis – Bairro Lindéia/Regina

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e com o patrocínio do Instituto Unimed*, realiza a oficina Anônimos Notáveis. A oficina Anônimos Notáveis tem como objetivos: mapear e difundir práticas e expressões culturais e artísticas que acontecem para além dos circuitos visados pelas mídias tradicionais; […]

Mais cursos