Destaque

Formar no campo da gestão e da diversidade cultural – Os marcos do Programa Pensar e Agir com a Cultura

odc-2015

Formação é a realização de processos continuados que buscam efetivar, com os sujeitos envolvidos, a produção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades.

Trata-se, portanto de um percurso que envolve a construção simultânea de um saber olhar e discernir o real e, a partir daí, construir perspectivas, estratégias e táticas de ação. A velha e insubstituível perspectiva da práxis transformadora – ação e reflexão que se fundam e tensionam tanto o sujeito quanto o meio onde atua. Essa é a proposta do Programa Pensar e Agir com a Cultura – formar gestores capazes de entender a centralidade que a cultura possui para o desenvolvimento humano e o exercício pleno da cidadania.

Isso implica em ir além do treino para o preenchimento de formulários de editais de fomento. Significa compreender e se apropriar de uma visão crítica sobre as possibilidades e desafios para o trabalho com e na cultura. Daí o porquê do percurso formativo colocar em interação questões como a Diversidade cultural, as Políticas públicas de cultura no Brasil, o Planejamento estratégico, o Trabalho colaborativo e em rede, os Aspectos jurídicos que envolvem a cultura, os Mecanismos de financiamento e de viabilização e a Comunicação em nossas práticas culturais, como pré-requisitos para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à Elaboração de Projetos culturais, à Gestão de espaços e projetos culturais e à Produção cultural.

Garantida essa formação básica e introdutória, aí sim é possível alçar voos mais altos e complexos, chamados pelo Programa de aprofundamentos e imersões. Nesse sentido, estão em fase final de construção e breve lançamento, ainda em 2015, três novas propostas imersivas: Oficinas de produção de conteúdos e de práticas jornalísticas e suas relações com a promoção da diversidade cultural; Oficinas de Projetos culturais e Formação em memória e diversidade cultural.

Por meio dos programas de formação, o ODC reafirma, assim, seu compromisso com a formação comprometida com a dimensão da cultura como direito, tendo em vista o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania.

José Márcio Barros, coordenador do Observatório da Diversidade Cultural

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

2 Comentários para “Formar no campo da gestão e da diversidade cultural – Os marcos do Programa Pensar e Agir com a Cultura”

  1. Avatar Fábio Santana disse:

    Olá. Conheci José Márcio Barros em um seminário, na cidade de Lins (10/06/2014), organizado pela POIESIS. Com formação inicial em música, curso hoje o segundo ano de administração, em minha seara de formação como gestor cultural. Atualmente desenvolvo trabalho de pesquisa científica cujo o tema é: A Gestão Cultural e as Organizações. O livro adquirido e sitio tem me sido muito útil. Espero visita-los assim que me for possível. Do pouco que conheço do trabalho do ODC, para mim é sempre instigante além de provocante. Agradeço.

    1. Avatar Alcione Lana disse:

      Olá, Fábio

      Obrigada pela visita em nosso site e por seu comentário.

      Abs
      Equipe ODC

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos