NOTÍCIAS

Gestores culturais do Norte articulam-se em prol da região

Encontro reúne sete capitais para discutir, entre outros assuntos, o Custo Amazônico para políticas de cultura; ODC e MinC participam dos debates

Compreender as especificidades de cada capital e encontrar formas eficientes de reforçar as ações culturais da região. Este foi um dos principais desafios do 1º Encontro do Fórum de Gestores Cultura das Capitais da Região Norte, realizado nos dias 31 e 1º de junho deste ano, em Manaus/AM. O encontro também propôs a criação de um intercâmbio entre as cidades do Norte e a pactuação de estratégias em torno de interesses comuns, estabelecendo, também, uma melhor interlocução com o MinC. Entre os resultados, está a “Carta de Manaus”, que pode ser acessada aqui.

Na seqüência, acontece o 2º Encontro do Fórum, em Rio Branco-AC, de 15 a 17 de agosto, com o objetivo de identificar e consolidar prioridades de gestão pertinentes aos interesses comuns daquelas cidades. Entre essas prioridades estão questões como o “Custo Amazônico”, fator que vincula as iniciativas culturais impulsionadas pelas questões geográficas e logísticas da região; Economia Criativa, Sistema Nacional de Cultura, Sistemas de Informação e Indicadores Culturais, Diversidade Cultural e

Criatividade

A programação conta com momento para relato, troca de experiências e discussão a respeito das experiências de gestão de cultura das sete capitais do Norte: Belém (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

Temas como Sistemas de Informações e Indicadores Culturais, Economia Criativa, Diversidade Cultural e Custo Amazônico e Cultura em Rede também ganharão momentos específicos para serem debatidos. Na ocasião, estarão reunidos Cláudia Leitão – Secretária de Economia Criativa do MINC, José Márcio Barros – Observatório da Diversidade Cultural/MG, e Alex Lima – SEBRAE/AC – representante da Rede Acreana de Cultura.

Roberto Peixe (MinC) e Bernardo da Matta Machado (MinC), Karla Martins  (Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – FEM/AC) e Keilah Diniz (Escritório do MinC/AC) estarão em mesa sobre Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura.

Além dos secretários e assessores de cultura e da Rede Acreana de Cultura, o encontro também vai reunir conselheiros estaduais e municipais, gestores de outras áreas como Finanças, Economia Solidária, Planejamento, Articulação Institucional, Pequenos Negócios, bem como representantes de instituições como universidades e empresas privadas.

A realização é da Rede Acreana de Cultura, composta pela Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil – FGB, Fundação Estadual Elias Mansour – FEM, IPHAN/AC, MinC/AC, SEBRAE/AC, SESC/AC e SESI/AC, em parceira com a Prefeitura Municipal de Rio Branco e Fórum dos Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos