NOTÍCIAS

Gestores culturais do Norte articulam-se em prol da região

Encontro reúne sete capitais para discutir, entre outros assuntos, o Custo Amazônico para políticas de cultura; ODC e MinC participam dos debates

Compreender as especificidades de cada capital e encontrar formas eficientes de reforçar as ações culturais da região. Este foi um dos principais desafios do 1º Encontro do Fórum de Gestores Cultura das Capitais da Região Norte, realizado nos dias 31 e 1º de junho deste ano, em Manaus/AM. O encontro também propôs a criação de um intercâmbio entre as cidades do Norte e a pactuação de estratégias em torno de interesses comuns, estabelecendo, também, uma melhor interlocução com o MinC. Entre os resultados, está a “Carta de Manaus”, que pode ser acessada aqui.

Na seqüência, acontece o 2º Encontro do Fórum, em Rio Branco-AC, de 15 a 17 de agosto, com o objetivo de identificar e consolidar prioridades de gestão pertinentes aos interesses comuns daquelas cidades. Entre essas prioridades estão questões como o “Custo Amazônico”, fator que vincula as iniciativas culturais impulsionadas pelas questões geográficas e logísticas da região; Economia Criativa, Sistema Nacional de Cultura, Sistemas de Informação e Indicadores Culturais, Diversidade Cultural e

Criatividade

A programação conta com momento para relato, troca de experiências e discussão a respeito das experiências de gestão de cultura das sete capitais do Norte: Belém (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

Temas como Sistemas de Informações e Indicadores Culturais, Economia Criativa, Diversidade Cultural e Custo Amazônico e Cultura em Rede também ganharão momentos específicos para serem debatidos. Na ocasião, estarão reunidos Cláudia Leitão – Secretária de Economia Criativa do MINC, José Márcio Barros – Observatório da Diversidade Cultural/MG, e Alex Lima – SEBRAE/AC – representante da Rede Acreana de Cultura.

Roberto Peixe (MinC) e Bernardo da Matta Machado (MinC), Karla Martins  (Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – FEM/AC) e Keilah Diniz (Escritório do MinC/AC) estarão em mesa sobre Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura.

Além dos secretários e assessores de cultura e da Rede Acreana de Cultura, o encontro também vai reunir conselheiros estaduais e municipais, gestores de outras áreas como Finanças, Economia Solidária, Planejamento, Articulação Institucional, Pequenos Negócios, bem como representantes de instituições como universidades e empresas privadas.

A realização é da Rede Acreana de Cultura, composta pela Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil – FGB, Fundação Estadual Elias Mansour – FEM, IPHAN/AC, MinC/AC, SEBRAE/AC, SESC/AC e SESI/AC, em parceira com a Prefeitura Municipal de Rio Branco e Fórum dos Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos