NOTÍCIAS

Imagens da juventude

Plug Minas e ODC realizam seminário e seleção fotográfica

Dizem que ser jovem é uma questão de espírito. Mas, seria só isso? Juventude também tem memória, sonho e ideais. Ser jovem pode ser também projeto político. Qual imagem, foco e enquadramento podem ilustrar esta questão? O Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital e o ODC realizarão o seminário Juventudes: protagonismos, transformações e desafios, no dia 16 de novembro, no Núcleo Caminhos do Futuro. Enquanto isso, a promoção “A Minha Imagem da Juventude” quer reunir fotografias dos mais diversos tipos que ilustrem os desafios para se pensar a juventude na atualidade e entendê-la em sua relação com a diversidade cultural.

 

Os interessados em participar devem postar suas imagens – quantas quiserem – no Twitter ou no Facebook, até o dia 16 de novembro. No caso do Twitter, o participante deve mencionar o @Observatoriodc e o @plugminas, com a mensagem: A Minha Imagem da #Juventude. Se for postada no Facebook, a imagem deve ser publicada no mural do evento criado por meio do perfil do Plug Minas, também com a mensagem: A Minha Imagem da #Juventude. A mensagem deve mencionar os perfis Equipe ODC e Plug Minas.

 

As imagens vão circular na rede instigando a reflexão a respeito da ideia de juventudes, que convida a reconhecer os diversos modos de se exercer a condição juvenil. Todas as imagens enviadas também serão projetadas durante o seminário. As cinco melhores entrarão no link “imagens da diversidade”, do site do ODC, e seus autores serão premiados com o livro “Diversidade Cultural e desigualdade de trocas”, organizado por José Márcio Barros e Giuliana Kauark.

 

Seminário Juventudes

 

O seminário Juventudes: protagonismos, transformações e desafios vai acontecer na próxima quarta-feira (16.11), no Núcleo Caminhos do Futuro, do Plug Minas (Rua Santo Agostinho, 1441 – Horto), a partir das 17h30. O evento é promovido pelo Plug Minas, com a correalização do ODC, e sua programação inclui a mesa “Juventude, Juventudes” e a roda de conversa “Novas cenas juvenis: trajetórias e percursos”, que reunirá jovens atuantes na vida cultural de Belo Horizonte.

 Assista aos vídeos com os palestrantes.

Para garantir sua inscrição, mande um e-mail para seminario@plugminas.mg.gov.br com seu nome completo e idade, e aguarde a confirmação.

 

Mais informações: info@observatoriodadiversidade.org.br / (31) 8469-4005

 

Confira a programação:

17h30 – Credenciamento

18h – Abertura

Secretária de Estado de Cultura – Eliane Parreiras

 

18h30 – Mesa Juventude, Juventudes

Quais são os desafios para se pensar a juventude na atualidade? Como entendê-la em sua relação com a  diversidade cultural? Se o termo juventude identifica um segmento social específico marcado por sua condição etária, a idéia de juventudes nos convida a reconhecer os diversos modos de se exercer a condição juvenil. A juventude como projeto e protagonismo, como possibilidade e desafio.

 

MEMBROS DA MESA

Áurea Carolina Freitas – Cientista Social com especialização em Gênero e Igualdade pela Universitat Autònoma de Barcelona. Foi rapper e ativista do movimento Hip Hop de Belo Horizonte.

Juarez Dayrell – Sociólogo, pós-doutor pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, professor associado da Faculdade de Educação da UFMG e coordenador do Observatório da Juventude.

Jansey Valdez – Membro do movimento cultural Criarte e vice presidente da Associação Cultural Educativa Serra. Atua como produtor executivo do Ponto de Cultura Associação Querubins.

 

MEDIADOR

José Márcio Barros – Antropólogo e Cientista Social. Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural. Atua nas áreas da Antropologia Urbana e na Comunicação, com ênfase nas temáticas da Diversidade Cultural, Política Cultural, Cidade e Cultura, Gestão Cultural e Diversidade.

 

20h – Roda de Conversa – Novas cenas juvenis: trajetórias e percursos

Ser jovem, para além de uma condição etária, é uma forma de estar no mundo. Revela visão de mundo, atitudes e perspectivas de futuro. Este painel pretende, através de depoimentos pessoais de jovens que atuam na cena juvenil de Belo Horizonte, tratar das buscas por um lugar ativo e transformador na sociedade.

 

TEMA: ARTE E CRIAÇÃO

Pedro Ninja – Grafiteiro, atua na área de Educação, estudante do Núcleo Valores de Minas e da Escola de Belas Artes da UFMG e, atualmente, trabalha no setor de Arte Educação do Instituto Inhotim.

 

TEMA: GÊNERO

Hozienne Reis – Estudante de Artes Visuais da Escola de Belas Artes, produtora e realizadora audiovisual e militante da Marcha Mundial das Mulheres.

 

TEMA: HOMOFOBIA

Bianca de Sá – Estudante de Jornalismo da Faculdade Pitágoras e fotógrafa, formada pelo Núcleo Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia e militante do movimento feminista e do movimento lésbico.

 

TEMA: PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA

Simone Moura – Estudante de Jornalismo da PUC Minas, educadora em Arte e Cultura e Comunicação, integrante do Coletivo Geração e produtora do programa de rádio Conexão Periférica da emissora UFMG Educativa.

 

TEMA: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CULTURA

Charlene Duarte – Moradora da comunidade Morro do Papagaio, militante LGBT, estudante de Publicidade e Propaganda-UNA, foi correspondente da AIC no projeto Rede Jovem de Cidadania.

 

22h – Encerramento

Graffiti Colaborativo

Vídeo Perfomance: Argonautas no Tempo do Cólera

 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos