A prática da cooperação na promoção da diversidade em Cubatão
Iniciadas há dois meses na cidade de Cubatão (São Paulo), as atividades do curso Diversidade Cultural e Cooperação para o Desenvolvimento prosseguem em agosto, em direção à construção do mapeamento participativo da diversidade local, sob a supervisão da equipe do ODC. A intenção é contribuir para ampliação do conhecimento sobre a realidade local, ao desenvolver conteúdos conceituais e práticos de diálogo intercultural, assim como projetos e produções que tenham ênfase na diversidade. A proposta visa expandir as ações formativas junto à comunidade para promoção da diversidade cultural na baixada Santista.
O coordenador do ODC, José Márcio Barros, destaca a importância das práticas de cooperação como eixo do projeto, tendo em vista os princípios da diversidade de expressões culturais nos contextos governamental e da sociedade civil. Segundo ele, a diversidade está ligada ao desenvolvimento humano que se desenvolve de forma coletiva e colaborativa, por isso, “a necessidade da formação de gestores que compreendam a legitimidade dos modos de gerir esta mesma diversidade”.
Até o momento, foram realizados os seminários: Cultura, Diversidade e Desenvolvimento; Políticas Públicas para a Diversidade e Educação para a Diversidade. As seguintes oficinas também foram oferecidas: Leitura, Escrita e suas mediações; Processos criativos com palavra e imagem e Comunicação e Diversidade. O projeto conta com o patrocínio da Usiminas e apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – ProAC/ICMS e da Secretaria de Cultura de Cubatão. A produção é da Mina Cultural.
Visite o blog da oficina “Comunicação e Diversidade”, que abordou as ferramentas e possibilidades comunicacionais para melhor lidar com a diversidade cultural.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]