NOTÍCIAS

Mapeamento participativo

A prática da cooperação na promoção da diversidade em Cubatão

Iniciadas há dois meses na cidade de Cubatão (São Paulo), as atividades do curso Diversidade Cultural e Cooperação para o Desenvolvimento prosseguem em agosto, em direção à construção do mapeamento participativo da diversidade local, sob a supervisão da equipe do ODC. A intenção é contribuir para ampliação do conhecimento sobre a realidade local, ao desenvolver conteúdos conceituais e práticos de diálogo intercultural, assim como projetos e produções que tenham ênfase na diversidade. A proposta visa expandir as ações formativas junto à comunidade para promoção da diversidade cultural na baixada Santista.

O coordenador do ODC, José Márcio Barros, destaca a importância das práticas de cooperação como eixo do projeto, tendo em vista os princípios da diversidade de expressões culturais nos contextos governamental e da sociedade civil. Segundo ele, a diversidade está ligada ao desenvolvimento humano que se desenvolve de forma coletiva e colaborativa, por isso, “a necessidade da formação de gestores que compreendam a legitimidade dos modos de gerir esta mesma diversidade”.

Até o momento, foram realizados os seminários: Cultura, Diversidade e Desenvolvimento; Políticas Públicas para a Diversidade e Educação para a Diversidade. As seguintes oficinas também foram oferecidas: Leitura, Escrita e suas mediações; Processos criativos com palavra e imagem e Comunicação e Diversidade. O projeto conta com o patrocínio da Usiminas e apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – ProAC/ICMS e da Secretaria de Cultura de Cubatão. A produção é da Mina Cultural.

Visite o blog da oficina “Comunicação e Diversidade”, que abordou as ferramentas e possibilidades comunicacionais para melhor lidar com a diversidade cultural.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Anônimos Notáveis – Bairro Lindéia/Regina

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e com o patrocínio do Instituto Unimed*, realiza a oficina Anônimos Notáveis. A oficina Anônimos Notáveis tem como objetivos: mapear e difundir práticas e expressões culturais e artísticas que acontecem para além dos circuitos visados pelas mídias tradicionais; […]

Mais cursos