Cartilha oferece informações para defesa dos povos, de seus territórios e da liberdade
Com o objetivo de servir como um instrumento de luta e de defesa para povos e comunidades, o Grupo de Trabalho Combate ao Racismo Ambiental e a Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) produziram a cartilha “Orientações e informações para a defesa dos territórios, dos direitos e da liberdade”. O material, editado pelo Instituto Terramar, ajuda a entender a legislação referente ao combate ao racismo ambiental.
Os principais focos da cartilha são: a socialização de conhecimentos para o acesso à justiça e a organização de informações, dicas e sugestões para a mobilização social em defesa dos povos e de seus territórios. Para isso, a cartilha cita, contextualiza e explica artigos do Código Civil, da Constituição Federal, de Decretos ligados ao tema, bem como das Leis de Crimes Ambientais, da Reforma Agrária, do Estatuto da Terra, entre outras.
O GT Combate ao Racismo Ambiental foi criado em 2005, no âmbito da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, com o objetivo de reunir denúncias, promover articulações, definir estratégias, campanhas e outras ações de luta contra as injustiças ambientais que recaem predominantemente sobre grupos étnicos vulneráveis. Funcionando também como um fórum de divulgação de informações sobre situações de conflitos e processos políticos de resistência, o GT Combate é integrado por entidades e indivíduos ligados diretamente à luta contra o Racismo Ambiental, nas suas diferentes manifestações.
Acesse a cartilha fazendo o download do arquivo aqui – http://www.megaupload.com/?d=2YFZ5KZ9
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]