NOTÍCIAS

O que diz a Lei?

Cartilha oferece informações para defesa dos povos, de seus territórios e da liberdade

 

Com o objetivo de servir como um instrumento de luta e de defesa para povos e comunidades, o Grupo de Trabalho Combate ao Racismo Ambiental e a Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) produziram a cartilha “Orientações e informações para a defesa dos territórios, dos direitos e da liberdade”. O material, editado pelo Instituto Terramar, ajuda a entender a legislação referente ao combate ao racismo ambiental.

Os principais focos da cartilha são: a socialização de conhecimentos para o acesso à justiça e a organização de informações, dicas e sugestões para a mobilização social em defesa dos povos e de seus territórios.  Para isso, a cartilha cita, contextualiza e explica artigos do Código Civil, da Constituição Federal, de Decretos ligados ao tema, bem como das Leis de Crimes Ambientais, da Reforma Agrária, do Estatuto da Terra, entre outras.

O GT Combate ao Racismo Ambiental foi criado em 2005, no âmbito da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, com o objetivo de reunir denúncias, promover articulações, definir estratégias, campanhas e outras ações de luta contra as injustiças ambientais que recaem predominantemente sobre grupos étnicos vulneráveis. Funcionando também como um fórum de divulgação de informações sobre situações de conflitos e processos políticos de resistência, o GT Combate é integrado por entidades e indivíduos ligados diretamente à luta contra o Racismo Ambiental, nas suas diferentes manifestações.

Acesse a cartilha fazendo o download do arquivo aqui – http://www.megaupload.com/?d=2YFZ5KZ9

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Anônimos Notáveis – Bairro Lindéia/Regina

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e com o patrocínio do Instituto Unimed*, realiza a oficina Anônimos Notáveis. A oficina Anônimos Notáveis tem como objetivos: mapear e difundir práticas e expressões culturais e artísticas que acontecem para além dos circuitos visados pelas mídias tradicionais; […]

Mais cursos