ENECULT

NOTÍCIAS

Observatório da Diversidade Cultural presente no XVI Enecult

Mesa de debate e lançamento de livro acontecem nesta semana em ambiente virtual

Nesta semana, o Observatório da Diversidade Cultural (ODC) participará do XVI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), considerado o maior evento de estudos de cultura do Brasil. O evento ocorrerá entre os dias 15 e 18 de setembro, reunindo mesas de debates, lançamentos de livros e mostra audiovisual. Em razão da pandemia, essa edição será realizada de forma online e gratuita, através do site e do canal no YouTube do Encontro.  

Na próxima quinta-feira, dia 17/09, às 14h, o coordenador do ODC, José Márcio Barros, estará à frente da mesa “Diversidade cultural e a polifonia de narrativas de isolamento e confinamento”

Na próxima quinta-feira, dia 17/09, às 14h, o coordenador do ODC, José Márcio Barros, estará à frente da mesa “Diversidade cultural e a polifonia de narrativas de isolamento e confinamento” para discutir a articulação entre diferenças culturais e os relatos de experiências cotidianas vivenciadas durante a pandemia. A mesa contará também com a participação da atriz e diretora Inês Peixoto e da historiadora Rosana Miziara.

Inês Peixoto faz parte do Grupo Galpão, companhia belo-horizontina de teatro  fundada em 1982, e que se tornou referência no Brasil e no mundo. Entre os meses de maio e junho deste ano, o grupo lançou um projeto intitulado “Histórias de Confinamento”, em que pessoas de todo o país foram convocadas a enviarem textos – fictícios ou não – que contassem um pouco de suas experiências durante a quarentena. É sobre os mais de 400 relatos recebidos pelo grupo e o processo de adaptação deles à narrativa teatral que Inês falará durante a mesa.

Já a historiadora Rosana Miziara trabalha no Museu da Pessoa, criado em 1991, na cidade de São Paulo. Ele funciona de forma virtual e colaborativa com o propósito de preservar as histórias de vida e memórias de qualquer pessoa que queira compartilhar suas vivências e aprendizados. Rosana falará, portanto, a respeito do projeto  “Diário para o futuro”, lançado durante a quarentena para fazer um levantamento de narrativas, feitas em formato de vídeo, sobre as circunstâncias vivenciadas neste período.

O livro “Diversidade Cultural e Desenvolvimento Sustentável” será lançado durante o XVI ENECULT. Download gratuito disponível aqui no site.

Ainda durante o XVI Enecult, o ODC lançará o livro “Diversidade Cultural e Desenvolvimento Sustentável” [clique aqui para download gratuito]. Os seis capítulos que integram a obra abordam, de forma criteriosa e crítica, assuntos como a relação entre economia solidária e diversidade, os impactos de grandes projetos de desenvolvimento, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um conjunto de 17 metas globais criadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para orientar os países na construção de um futuro mais próspero. Dessa forma, o livro, que reúne trabalhos de pesquisadores e especialistas integrantes e parceiros do ODC, apresenta reflexões que buscam dar origem a uma sociedade mais igualitária, fundamentada na sustentabilidade e na diversidade cultural. 

O Enecult é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura). Todos os anos ele reúne centenas de pesquisadores e estudiosos da cultura de diversas nacionalidades, com o intuito de fomentar e aprofundar a discussão de temáticas da área. As inscrições do público para a edição 2020 podem ser feitas até o dia 18 de setembro no site do evento.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos