Os resultados parciais da pesquisa ”A Convenção Unesco 2005 e as políticas para a diversidade cultural no espaço latino-americano”, desenvolvida pelo Observatório da Diversidade Cultural, foram apresentados na Mesa Diversidade Cultural que integrou a programação do dia 25 de maio do VIII Seminário Internacional de Políticas Culturais, realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa.
A pesquisa coordenada pelo Prof. José Marcio Barros e desenvolvida por Juan Brizuela, Katia Costa, Renata Melo, Renata Reis, Plinio Rattes, Giuliana Kauark e Giordanna Santos analisa, a partir dos relatórios quadrienais enviados ao Comitê Gestor da Convenção da Diversidade, a maneira como seis países latino-americanos (Brasil, Argentina, Bolívia, Peru, México e Paraguai) enunciam suas políticas nacionais para proteção e promoção da diversidade cultural.
As apresentações evidenciaram aspectos singularizadores daquilo que cada cada país considera como medidas de proteção e promoção da diversidade cultural, mas também revelou elementos recorrentes. Os informes indicam uma forte participação democrática e mobilização popular na Bolívia e no México no momento de aprovar a convenção, uma expansão do programa pontos de cultura no Peru, Paraguai e Argentina e também uma ausência de estudos de impacto, embora países como Argentina, Peru e México tenham criado sistemas de informações e indicadores culturais a nível nacional.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]