Os resultados parciais da pesquisa ”A Convenção Unesco 2005 e as políticas para a diversidade cultural no espaço latino-americano”, desenvolvida pelo Observatório da Diversidade Cultural, foram apresentados na Mesa Diversidade Cultural que integrou a programação do dia 25 de maio do VIII Seminário Internacional de Políticas Culturais, realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa.
A pesquisa coordenada pelo Prof. José Marcio Barros e desenvolvida por Juan Brizuela, Katia Costa, Renata Melo, Renata Reis, Plinio Rattes, Giuliana Kauark e Giordanna Santos analisa, a partir dos relatórios quadrienais enviados ao Comitê Gestor da Convenção da Diversidade, a maneira como seis países latino-americanos (Brasil, Argentina, Bolívia, Peru, México e Paraguai) enunciam suas políticas nacionais para proteção e promoção da diversidade cultural.
As apresentações evidenciaram aspectos singularizadores daquilo que cada cada país considera como medidas de proteção e promoção da diversidade cultural, mas também revelou elementos recorrentes. Os informes indicam uma forte participação democrática e mobilização popular na Bolívia e no México no momento de aprovar a convenção, uma expansão do programa pontos de cultura no Peru, Paraguai e Argentina e também uma ausência de estudos de impacto, embora países como Argentina, Peru e México tenham criado sistemas de informações e indicadores culturais a nível nacional.
No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]