NOTÍCIAS

Projeto visa a inclusão de estudantes negros em escritórios de advocacia

 

Foi lançado nesta segunda-feira (10/03), em São Paulo, o projeto Incluir Direito, que tem como objetivo auxiliar estudantes de Direito negros a terem condições de igualdade nos processos seletivos de escritórios.

A ideia é uma iniciativa do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) em parceria com o Instituto Presbiteriano Mackenzie e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Será realizada uma série de cursos ao longo de 2017 com atividades para desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção de textos, além de promover discussões sobre a desigualdade racial no Brasil e ensinar como lidar com situações desafiadoras em um ambiente competitivo.

O edital do processo seletivo com os dez primeiros colocados a participarem do projeto deve ser lançado na segunda quinzena de abril. Os organizadores do Incluir Direito esperam que, ao final dos cursos, os estudantes disputem vagas em escritórios de advocacia associados ao Cesa e tenham uma inserção profissional nos melhores postos de trabalho.

Segundo estudo do Cesa, até 2016, apenas 1% do quadro profissional dos escritórios vinculados ao Centro de Estudos era formado por negros. O mesmo levantamento aponta que, no processo de seleção de estagiários, principal forma de ingresso aos escritórios, o número de candidatos negros é ínfimo ou, até mesmo, inexistente.

Futuramente, o projeto pretende expandir suas ações a alunos do ensino médio interessados na área jurídica, com o intuito de orientar quanto às escolhas profissionais.

 

Imagem: Projeto Incluir Direito

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos