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XI Conferência Brasileira de Mídia Cidadã recebe inscrições

Conferência Brasileira Mídia Cidadã

Vitória sedia o evento, que será realizado na Universidade Federal do Espírito Santo, sob a organização do Observatório da Mídia

Estão abertas as inscrições para a XI Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, a ser realizada entre os dias 17 e 19 de outubro em Vitória, no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As inscrições devem ser feitas no site http://www.eventos.ufes.br/index.php/midiacidada/. O prazo final para envio de trabalhos é 17 de julho e, para participação como ouvinte, os interessados podem se inscrever até a data do evento.

O tema escolhido para a Conferência de 2016 foi “Mídia, cidadania e direitos humanos”, partindo do princípio de que o principal ator social do processo comunicacional – o cidadão – sempre esteve distante do espaço público midiatizado, apesar do potencial emancipador que os meios de comunicação podem oferecer, desde que apropriadamente incorporados, não apenas como utensílios de consumo, mas como meios de/para um efetivo empoderamento social.

O evento receberá inscrições de trabalhos na forma de artigos científicos e relatos de experiências, além da participação com exposições na Feira de Mídia Cidadã e/ou na Mostra de Vídeo Cidadão e de Arte Cidadã.  Os subtemas propostos para a edição de 2016 do Mídia Cidadã são: “Mídia e cidadania”; “Mídia contra os direitos humanos”; “Mídia para os direitos humanos” e “Direito humano à comunicação”.

O Mídia Cidadã 2016 será organizado pelo Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, grupo de pesquisa e ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Ufes. O evento ocorrerá no âmbito das atividades da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, a ser realizada na Ufes.

O professor Edgard Rebouças, um dos coordenadores do Observatório da Mídia, ressalta que a mídia cidadã é aquela voltada para o indivíduo e para as comunidades, que leva em conta suas características e necessidades específicas. “A comunicação cidadã ainda vislumbra uma mídia da qual as pessoas não sejam apenas receptoras, mas participantes da construção do conteúdo informacional. Quando falamos em mídia ou comunicação cidadã vislumbramos uma série de ideais que são, também, nossas temáticas de discussão: cidadania, democracia, participação, educação, acesso a comunicação e a cultura, inclusão, socialização de conhecimentos e tantas outras”, resumiu.

Critérios para submissão de trabalhos

Comunicações: Nos Grupos de Trabalho podem ser submetidos Artigos Científicos (trabalho completo) e/ouRelatos de Experiências. Os Artigos deverão conter de 8 a 12 páginas; os Relatos, de 4 a 8 páginas. Ambos serão avaliados pelo Comitê Científico/Político, e devem seguir as seguinte normas:

Textos em Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5.

  • Conter: Título (caixa alta e baixa, negrito, centralizado); Autor(es) (na segunda linha após o título, alinhado a esquerda, sobrenome em caixa alta, acompanhado da instituição e com nota de rodapé contendo breve currículo e e-mail); Resumo (abaixo do nome do(a) autor(a) ou dos(as) coautores(as), contendo entre 300 e 500 palavras, corpo 10, justificado, com espaço entrelinhas simples; Palavras-chave (de três a cinco, separadas por ponto-e-vírgula, abaixo do resumo, corpo 10, alinhado à esquerda); Corpo do texto; Referências Bibliográficas: entrelinhas simples, seguindo as demais normas da ABNT.

Mostras e Feira: Para as mostras de Vídeo e de Arte Cidadã e para a Feira, deverão ser enviados materiais a serem avaliados pelo Comitê Científico/Político com os seguintes formatos:

  • Resumo expandido que deve ter entre 300 e 1000 palavras com as informações essenciais acerca do trabalho (objetivos, metodologia, resultados e conclusões), acompanhado de três a cinco palavras-chave.
  • Observação: Os interessados em participar da Mostra de Vídeo Cidadão também devem enviar, por Correios, um DVD contendo cópia do trabalho (em vídeo ou áudio) a ser apresentado. Já os trabalhos submetidos a Feira de Mídia Cidadã (impressos, como jornais, revistas, fotografias e livros; ou digitais, como sites) devem ser acompanhados de uma amostra do que se pretende expor.

Contatos:

http://www.eventos.ufes.br/index.php/midiacidada/midiacidada

midiacidada2016@gmail.com

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