PESQUISA

P煤blicos de Cultura SESC 2013

fundo amarelo

A realiza莽茫o da pesquisa P煤blicos de Cultura 茅 o primeiro passo para ampliar a discuss茫o sobre o tema. O cruzamento dos in煤meros dados permite criar diferentes cen谩rios sobre o comportamento de consumo e produ莽茫o cultural. Em uma primeira leitura das informa莽玫es coletadas 茅 poss铆vel identificar de forma sint茅tica, um retrato dos h谩bitos e gostos culturais e o perfil dos entrevistados.

A maioria das pessoas pesquisadas declara ser de cor branca ou parda. A聽 maior parcela聽 n茫o est谩 estudando e 茅 composta por pessoas que聽 completaram o ensino m茅dio聽 ou superior, seguida dos que possuem ensino聽 fundamental incompleto. No que diz聽 respeito aos aspectos ligados ao聽 trabalho, a maior parte dos pesquisados est谩 inserida聽 na Popula莽茫o聽 Economicamente Ativa (PEA), mas 茅 significativa a porcentagem de聽聽 inativos (em sua maioria formada por aposentados e pessoas donas de聽 casa) e por聽 desempregados: mais de 4 em cada dez entrevistados est茫o em聽 uma dessas duas聽 situa莽玫es. Tamb茅m merece destaque a propor莽茫o de聽 pessoas pesquisadas que est茫o no chamado mercado informal, composto em聽 sua maioria por assalariados sem聽 carteira assinada, conta-pr贸pria聽 tempor谩rios e auxiliares sem remunera莽茫o fixa. Entre聽 os entrevistados聽 que est茫o empregados formalmente, destacam-se os assalariados com聽 carteira assinada, servidores p煤blicos e os trabalhadores por聽 conta-pr贸pria/ aut么nomos que recolhem ISS. Mais de 7 em cada dez pessoas聽 pesquisadas trabalham聽 no ramo de Servi莽os (45%) ou do Com茅rcio (29%).

No聽 que concerne ao perfil socioecon么mico, por fim, mais da metade dos聽 entrevistados聽 est谩 inserida nos chamados estratos m茅dios (EM), cuja聽 renda mensal domiciliar per capita 茅 situada entre R$ 290,00 e R$聽 1.018,00. Embora a maior parcela esteja localizada no baixo ou m茅dio EM,聽 茅 significativa a propor莽茫o de pessoas que est茫o nos altos estratos聽 m茅dios (20%) e nos estratos altos (16%), cuja maior concentra莽茫o se d谩聽 no Sul e Sudeste. Um dado interessante diz respeito 脿 compara莽茫o dos聽 perfis de聽 escolaridade dos entrevistados com os dos seus pais. Quase 9聽 em cada dez pessoas pesquisadas tiveram algum tipo de mobilidade聽 geracional em rela莽茫o ao perfil de聽 escolaridade da fam铆lia, sendo a聽 imensa maioria (73%) composta por pessoas que ascenderam e conquistaram maiores n铆veis de escolaridade que seus pais. A maior parcela 茅 casada (54%) e 茅 seguidora de alguma religi茫o, com destaque para a cat贸lica (57%) e a evang茅lica (28%).

LAZER, ATIVIDADES CULTURAIS E USO DO TEMPO

Em rela莽茫o aos principais h谩bitos de lazer, aproximadamente聽 metade dos entrevistados聽 afirmou que nas horas livres dos fins de semana se dedica a atividades聽聽 dentro de casa e/ou faz atividades de lazer/entretenimento, como ir a聽 restaurantes,聽 shoppings, sair com amigos etc. J谩 entre segunda e聽 sexta-feira, enquanto as atividades聽 dentro de casa s茫o mencionadas por聽 66% dos pesquisados, as atividades de lazer e聽 entretenimento se reduzem聽 a 23%.

Considerando-se o total de horas gastas em atividades ao聽 longo da semana, as que聽 fazem as pessoas gastarem maior tempo s茫o: os聽 cuidados pessoais com a pr贸pria聽 sa煤de, incluindo alimenta莽茫o e tempo聽 dormindo, a realiza莽茫o de algum trabalho聽 remunerado, os afazeres聽 dom茅sticos, assistir TV e o deslocamento de um lugar a聽 outro. J谩 aos聽 fins de semana, a presen莽a da TV sobe para o segundo lugar, seguida dos聽聽 afazeres dom茅sticos, passeios e o trabalho remunerado. 脡 importante聽 salientar que o聽 trabalho remunerado est谩 presente nos finais de semana聽 para 31% dos entrevistados.

O p煤blico-alvo pesquisado, no聽 entanto, tem nas viagens e na companhia da fam铆lia as atividades mais聽 valorizadas. Quando perguntados sobre quais atividades gostariam de聽 fazer nas horas livres se pudessem escolher livremente,sem a preocupa莽茫o聽 com o tempo, dinheiro ou permiss茫o, mais da metade citou o desejo de聽 viajar, enquanto 41% citaram a companhia da fam铆lia, 24% a vontade de聽 cuidar de si mesmo(a) e outros 18% a inten莽茫o de descansar e n茫o fazer聽 nada.

Os principais locais visitados quando desejam fazer alguma聽 atividade cultural nos fins de semana s茫o os shoppings, cinemas,聽 parques, igrejas, teatros, restaurantes e outros espa莽os de alimenta莽茫o e聽 pra莽as. A maior parcela se dedica, nos lugares citados, a atividades de聽 entretenimento e atividades culturais, com uma pequena participa莽茫o de聽 atividades esportivas e religiosas. 脡 importante salientar, no entanto,聽 que na percep莽茫o de 51% dos entrevistados nenhuma atividade cultural 茅聽 feita por eles aos fins de semana. Essa propor莽茫o chega a 85% entre聽 segunda e sexta-feira, de forma que a principal atividade cultural聽 citada passa ser a ida a igrejas e outros locais religiosos.

N茫o聽 obstante, se pudessem escolher, 60% fariam alguma atividade cultural no聽 fim de semana e outros 50% nos dias de semana. Entre os principais聽 locais citados para essas atividades, destacam-se o cinema, o teatro, os聽 parques e pra莽as e o shopping center.

P脷BLICOS DE CULTURA E GOSTOS

Em termos gerais, 茅 pequeno o leque de atividades culturais realizadas pelos pesquisados:聽 89% nunca foram a um concerto de 贸pera ou m煤sica cl谩ssica em sala de聽 espet谩culo e 83% em qualquer outro local; 75% nunca foram a espet谩culos聽 de dan莽a ou bal茅 no teatro; 71% nunca estiveram em exposi莽玫es de聽 pintura, escultura e outras artes em museus ou outros locais e 70% nunca聽 foram a uma exposi莽茫o de fotografia. Al茅m disso, outras atividades,聽 como ver uma pe莽a de teatro em qualquer local (61%), a uma pe莽a no teatro (57%) e a um show de m煤sica em uma sala de espet谩culo foram outras atividades cuja maioria dos entrevistados afirmou nunca ter realizado. Por outro lado, as 煤nicas atividades cuja maior parte das pessoas pesquisadas afirmou j谩 ter realizado foram: assistir a um filme em casa ou outro lugar diferente do cinema (91%), dan莽ar em bailes e baladas (80%), ir ao cinema (78%) e ao circo (72%), ler um livro por prazer (69%), assistir a um show de m煤sica em casa ou outro local diferente de casas de espet谩culos (69%) e a dia a bibliotecas (58%). A maior parte dos entrevistados realiza essas atividades com amigos e/ou com c么njuge/companheiro(a). Por sua vez, dentre as principais raz玫es citadas para n茫o realizarem as atividades, os motivos se equilibram entre n茫o gostarem de determinadas atividades e n茫o existirem algumas delas na cidade. N茫o 茅 insignificante, contudo, a propor莽茫o de raz玫es ligadas ao fato de n茫o terem costume e/ou n茫o acharem interessantes/importantes alguns desses tipos de atividades. Por fim, os principais meios pelos quais os entrevistados se informam sobre as atividades culturais a que costumam ir s茫o as sugest玫es de amigos, parentes e colegas (41%), a divulga莽茫o na m铆dia (36%) e a internet (25%).

Com rela莽茫o 脿 primeira atividade cultural com a qual os entrevistados tiveram contato (ainda na inf芒ncia ou mais tarde), o circo (29%), o cinema (16%) e o teatro(11%) foram, com grande dist芒ncia, os mais citados. Embora n茫o seja desprez铆vel a porcentagem de pessoas que realizaram essas atividades pela primeira vez j谩 na adolesc锚ncia ou fase adulta, a maioria dos entrevistados teve o primeiro contato com elas ainda na primeira inf芒ncia (ou, no m谩ximo, at茅 os 10 anos de idade). No entanto, 茅 pequena a propor莽茫o de pessoas que dizem produzir alguma atividade cultural. Cerca de 15% cantam e 13% dan莽am, individualmente ou em grupo; 10% tocam algum instrumento, 7% fazem fotografias, 5% fazem algum tipo de pintura, escultura ou desenho e somente 4% fazem algum tipo de escrita criativa ou comp玫em m煤sicas.

No que se refere aos gostos culturais, a maioria das pessoas entrevistadas afirma gostar de observar os principais elementos culturais e art铆sticos da cidade, tais como parques (89%), arquitetura em geral (73%), luzes art铆sticas e decorativas (70%), monumentos e est谩tuas (68%), propaganda e publicidade (54%) e grafites/murais (49%). Com rela莽茫o aos gostos musicais, os g锚neros mais mencionados foram o sertanejo, MPB, Forr贸, Gospel e Pagode; e as principais dan莽as foram o Forr贸, a Dan莽a de sal茫o, Samba e Street Dance/Rap. No que diz respeito aos g锚neros de teatro, o preferido, com grande dist芒ncia, 茅 a com茅dia, bem como os principais tipos de apresenta莽茫o que gostam de ver s茫o o circo, as com茅dias stand up e os teatros de bonecos. 脡 importante ressaltar que 26% dos entrevistados afirmam que n茫o gostam de exposi莽玫es art铆sticas e outros 26% que n茫o sabem ou nunca foram a uma.

A maior parte das pessoas (58%) n茫o leu nenhum livro nos 煤ltimos 6 meses e os que leram possuem uma m茅dia de apenas 1,2 livros lidos neste per铆odo. O segundo tipo de livro lido mais citado, depois de romance, foi a B铆blia. No que concerne 脿 TV, 62% afirmam assistir apenas aos canais abertos e 28% tanto a TV aberta quanto a por assinatura. Os principais produtos culturais vistos na TV s茫o as novelas (54%), filmes (52%) e os jornais de not铆cias (44%). Entre os filmes prediletos, est茫o os de aventura (39%), com茅dia (38%) e romance (29%), com prefer锚ncia pelo cinema americano (45%) e menos pelo nacional (33%). Cerca de 65% das pessoas v锚em filmes nacionais de vez em quando, enquanto 22% sempre e 14% disseram nunca assisti-los.

MEIOS DE COMUNICA脟脙O

脡 bastante significativa entre as pessoas pesquisadas a utiliza莽茫o da TV aberta como meio principal de adquirir informa莽茫o sobre o que acontece em sua cidade, no Brasil e no mundo. Ela se destaca em todas as regi玫es do pa铆s (embora com menos for莽a no Sul) e portes de munic铆pio. A internet foi citada, neste aspecto, por um ter莽o dos entrevistados (superando a TV aberta e se destacando como principal meio apenas nos estratos de renda acima de 5 sal谩rios m铆nimos), seguida de conversas entre amigos, r谩dio, jornais impressos e TV por assinatura. Apenas pouco mais da metade das pessoas pesquisadas afirmou que usa computador e internet (predominantemente em casa), aumentando significativamente a propor莽茫o conforme cresce a escolaridade e a renda familiar mensal (entre os que possuem ensino superior e renda acima de 5 sal谩rios m铆nimos, as porcentagens s茫o de 94% e 85% respectivamente). As principais finalidades do uso do computador e da internet se concentram no entretenimento e pesquisa: conhecer pessoas e entrar em salas de papo (35%), buscar not铆cias (28%), utilizar sites de busca (22%) e enviar emails ou mensagens (14%).

Pouco mais de 8 em cada dez pesquisados possuem telefone celular, mas ainda 茅 baixa a propor莽茫o de pessoas que o utilizam para outras finalidades que n茫o a de fazer e receber liga莽玫es, como comunicar-se por SMS (34%), fotografar/filmar (17%), usar internet聽 (17%), ouvir m煤sica (16%), conectar-se 脿s redes sociais (12%) e jogar聽 (8%). Essas outras finalidades n茫o atingem a maioria dos entrevistados聽 nem mesmo entre os聽 mais escolarizados e com maiores n铆veis de renda.

S铆ntese da Pesquisa – Dados Brasil

S铆ntese da Pesquisa – Dados por regi茫o

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