NOTÍCIAS

4º Seminário Internacional de Educação do Inhotim

O 4° Seminário Internacional de Educação do Inhotim tem como foco as transformações de sujeitos e suas relações com o meio em que vivem. Nesse encontro, traremos perspectivas otimistas para pensar o papel da educação na reconfiguração dessas relações.

Inhotim por Vinicius Depizzol/Wikimedia Commons

Partindo dos acervos de arte e botânica do Inhotim – catalisadores de um pensamento transversal e transdisciplinar – o seminário propõe refletirmos sobre a separação entre as dimensões social e ambiental na vida contemporânea. Potencializaremos a sabedoria coletiva nos debates e vivências com convidados do Brasil, Argentina, Austrália, Chile, Colômbia, Índia e Rússia.

Como os processos de aprendizagem podem impulsionar a criatividade e uma postura ativa e crítica dos sujeitos em comunidade? Apresentaremos experiências de mobilização por meio da arte e de metodologias colaborativas. Os palestrantes irão compartilhar casos de transformação de sonhos individuais em ações coletivas, em prol da diversidade cultural e biológica. Mais do que especialistas, são idealizadores que nos inspiram a criar alternativas para construirmos um mundo mais plural, colaborativo e sensível.

Programação

Brigitte Baptiste abre o seminário com palestra intitulada “Biodiversidade artificial?”. Foto: Divulgação

O seminário contaria com a presença de grandes estudiosos, pesquisadores e artistas. Entre eles, está Brigitte Baptiste, pesquisadora colombiana que investiga o paradoxo entre a subjetividade e a pretenção da objetividade científica. Ela é a responsável pela palestra inaugural que acontece no dia 13 de setembro.

No mesmo dia, a artista australiana Janet Laurence e o argentino Agustín Rodríguez falam sobre como a arte pode questionar a relação entre sujeito e ambiente. Além deles, uma gama de profissionais fazem parte das palestras que compõem o seminário. Confira a programação completa aqui.

Serviço

4º Seminário Internacional de Educação do Inhotim
Data: 13 a 15 de sembro
Local: Instituto Inhotim / Brumadinho/MG >> veja aqui como chegar!
Programação: veja a programação completa aqui.
Ingressos: R$22 meia-entrada e R$44 inteira por dia. As vendas online já foram encerradas, você pode adquirir o ingresso na portaria doe vento.
Transporte: Haverá ônibus gratuito para participantes do Seminário, saindo de Belo Horizonte. Vagas limitadas a 80 participantes por dia, envie um e-mail para onibus.seminario@inhotim.org.br para saber mais.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos