NOTÍCIAS

Crise Discursiva

Quando as ideologias diluem os significados

Diferentes projetos compõem o cenário político do mundo e, mesmo os que apontam para direções opostas e antagônicas, utilizam um discurso em comum, baseando-se nas mesmas referências: sociedade civil, participação, cidadania, democracia, entre outros. “Há uma lista imensa de referentes que transitam confortavelmente entre os distintos campos políticos, o que gera uma crise discursiva, em que todos falam a mesma linguagem, sobre os mesmos conceitos, a partir de pontos de vistas diferentes, o que obscurece os reais sentidos dessas expressões”, explica Evelina Dagnino (Unicamp). Para ela, isso acontece, também, com “diversidade cultural”.

Mais importante que disputar por um melhor conceito para diversidade cultural, é pensar as origens destes conceitos e a que projetos políticos se referem. “Não se trata de uma questão conceitual: de definir melhor aquilo que é diversidade cultural, ou cidadania, ou sociedade civil. Não é rigor, é disputa entre visões e projetos políticos diferentes. Portanto, acho que é fundamental que nós sejamos capazes de identificar os vários projetos em disputa”, defende Dagnino. Segundo ela, não houve termo que se tornasse tão banalizado e distorcido para designar tudo e qualquer coisa, do que o termo “cidadania”, por exemplo. “Por um lado, isso significa que o termo se difundiu, passou a fazer parte do nosso vocabulário e se tornou uma idéia compartilhada. Por outro lado, o sentido, antes ligado ao projeto participativo que se reformulou nos anos 1980, passou a disputar com significados e conceitos vindos de outros projetos”, explica.

Da mesma forma que os conceitos são disputados e reformulados, eles são também substituídos. “É provável que estes conceitos sejam relevados por outros, como aconteceu com identidade, desenvolvimento e democratização, mas isso não significa que não deixarão uma pegada muito forte”, explica Jesus Pietro. Segundo ele, a diversidade cultural é um projeto e um ideal importante. “Ela pode ser apontada como uma grande utopia, como foi a liberdade, a igualdade e a fraternidade”. Sendo utopia ou não, a diversidade cultural será o caminho pelo qual avançaremos. Principalmente, ao reconhecer que as políticas para a diversidade cultural precisam de “mais efetividade e menos discurso”.

Opinião semelhante é a de Jurema Machado (Unesco/Brasil), para quem “o conceito de transversalidade não tem sido capaz de ajudar na consolidação de ações de cooperação cultural para a proteção e promoção da diversidade”. Segundo a especialista, nossos discursos estão mais avançados que nossas práticas.

Cultura: negócio e mercado

Nos acordos internacionais sobre a circulação de bens e serviços, a cultura exige regulamentação diferenciada dos sistemas tradicionais. “Não são mercadorias como as outras, devem ter um tratamento especial, chamado exceção cultural, para que não sejam negociadas com estabelecimento de cotas e normas como os demais produtos”, explicou Jesus Pietro. É neste aspecto, segundo ele, que está uma das mais importantes contribuições da convenção da Unesco. “Pela primeira vez, temos um documento, gerenciado por um órgão multilateral, que possibilita a discussão da diversidade no âmbito internacional e nos ajuda a recompor a ordem de valores com relação aos bens e serviços culturais internacionalmente”, disse.

Pietro aponta ainda para a necessidade de incorporar a cultura em todas as políticas de desenvolvimento. “Não se trata de fazer cooperação cultural, mas cooperação técnica e econômica, levando em consideração dimensões culturais de cada país”, explica. A opinião também é compartilhada por Lilian Hanania (Ministério das Relações Exteriores da França), que deixou a preocupação sobre até que ponto os acordos internacionais garantem e respeitam as especificidades de cada país.

Para Charles Vallerand (Federação Internacional de Coalizões para a Diversidade Cultural – Canadá), que falou sobre a diversidade cultural no âmbito do direito a acesso à produção e consumo de bens culturais, a diversidade cultural é uma fonte de conflitos e tensões, pois o acesso aos equipamentos, produções, mecanismos de financiamento, entre outros, ainda é restrito. “A indústria cultural tem crescido mais do que qualquer outra economia”, disse. Na opinião dele, é importante que um conjunto de medidas seja elaborado para sustentar a diversidade, levando em consideração apoio e subsídios para intercâmbio de artistas, compra e acesso a equipamentos.

“Não adianta ter um produto cultural, sem ter um mercado para ele”, alertou o produtor musical Paulo André (Recife). Uma experiência brasileira citada como referência de como comercializar fora da grande mídia é a do Fora do Eixo, que tem trazido os novos talentos à possibilidade de circulação. “Infelizmente, ainda não chegamos a um modelo sustentável, mas acredito que, a partir do momento em que tivermos uma conectividade total, quando o Plano Nacional de Banda Larga estiver efetivado, por exemplo, novos modelos vão surgir”, acredita Américo Córdula (MInC).

Jesmael Mataga (Universidade Nacional do Lesoto – Zimbábue) lembrou que, apesar de mais de 160 países terem ratificado a convenção da Unesco, e de que a maioria dos países africanos também o fizeram, a circulação de artistas entre os hemisférios Norte e Sul encontram barreiras políticas muito grandes. Discriminação e deportação de artistas ainda são comuns nos circuitos culturais, envolvendo artistas africanos.

As discussões sobre o tema foram desenvolvidas durante o Seminário Políticas para diversidade, realizado na Fundação João Fernandes da Cunha em Salvador, nos dias 7 e 8 de julho. O evento foi resultado da parceria entre o programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PÓS-CULTURA), o Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e Ministério da Cultura.

Para conferir outros pontos dos debates realizados durante o evento, acesse o blog:http://politicasparadiversidade.wordpress.com/.

Veja também a primeira parte de uma entrevista feita com Giuliana Kauark, uma das organizadoras do Seminário Políticas para Diversidade Cultural, para o Blog Acesso –http://www.blogacesso.com.br/?p=3818.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos