NOTÍCIAS

Dia internacional da diversidade cultural para o diálogo e o desenvolvimento

Tradução: Gisele Dupin (ODC)

O dia 21 de maio é o Dia Internacional da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. A data foi escolhida pela Assembleia geral das Nações Unidas em 2002, como forma de celebrar todo ano a riqueza das culturas do mundo, bem como o papel essencial do diálogo intercultural para a paz e o desenvolvimento sustentável. Isso aconteceu pouco depois da adoção pela UNESCO, em 2001, da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, que reconhece a necessidade de “fortalecer o potencial da cultura como um meio de alcançar a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e uma coexistência internacional pacífica”.

A mensagem do Dia Internacional da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento tornou-se ainda mais importante com a adoção pela ONU, em setembro de 2015, da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável que, juntamente com a Resolução A/C.2/70/L.59 sobre a cultura e o desenvolvimento sustentável adotada pela Assembleia geral da ONU em dezembro de 2015, fortalece a importância do potencial criativo das diversas culturas do mundo. Além de contribuir para o diálogo permanente entre as culturas, a diversidade cultural é essencial para o alcance dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e para assegurar que todos os membros da sociedade se beneficiem do desenvolvimento sustentável.

O Dia Internacional da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é, portanto, uma oportunidade de promover a cultura e de colocar em evidência a importância de sua diversidade, como um vetor de inclusão e de mudança construtivas. Esse dia é uma oportunidade de celebrar as múltiplas formas da cultura, materiais e imateriais, das indústrias criativas à diversidade das expressões culturais, e de refletir sobre a maneira como estas contribuem para o diálogo, a compreensão mútua e os eixos social, ambientais e econômico do desenvolvimento sustentável.

A UNESCO convida a todos a participar e a promover os valores da diversidade cultural, do diálogo e do desenvolvimento, no mundo inteiro, por meio da seguinte mensagem de sua Diretora Geral:

Mensagem da UNESCO por ocasião do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o diálogo e desenvolvimento

“Um mundo de diversidade é não apenas mais pacífico, mais é também mais próspero e mais equitativo. Temos hoje uma ocasião para celebrar a diversidade cultural que nos é cara, e que nós, na UNESCO, nos esforçamos para promover, no âmbito da Convenção de 2005 sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais.

A diversidade se reveste de numerosas formas, mas as línguas talvez sejam uma das primeiras que experimentamos enquanto seres sociais. A língua define nosso mundo interior tanto quanto define nossa maneira de comunicar no mundo exterior. Ela nos liga às nossas raízes, à nossa cultura, à nossa história, mas também às nossas comunidades e às nossas famílias.

O ano de 2019 foi proclamado Ano Internacional das Línguas Indígenas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, uma iniciativa que visa a conscientizar sobre a importância da diversidade linguística. Mais de 7.000 línguas são faladas no mundo, das quais a maioria pelas populações indígenas. Cada língua constitui um tesouro de saber e de memória, um ponto de vista único e uma fonte de recursos diante dos desafios planetários. De fato, como poderíamos esperar resolver as questões da mudança climática, da educação para todos, ou ajudar as populações locais a se reerguer após períodos de conflito, sem a participação do mundo em toda a sua diversidade?

Através da pluralidade de suas vozes, a diversidade cultural é considerada como uma das primeiras fontes de recursos renováveis da humanidade, pois ela constitui uma fonte constante de inovação e de criatividade. Como diz a Declaração de Joanesburgo (2002), “a riqueza de nossa diversidade […] é nossa força coletiva”. No centro de um rico patrimônio imaterial, a diversidade é um instrumento de desenvolvimento, mas também de diálogo, de reconciliação e de resiliência. Nesses tempos difíceis, é preciso defender o valor e a força da diversidade cultural.

O dia 21 de maio, Dia Internacional da Diversidade Cultural para o diálogo e o desenvolvimento, a UNESCO encoraja as pessoas do mundo inteiro a se juntar a ela para celebrar a diversidade cultural e para defender os meios de protegê-la e promovê-la em sua própria comunidade. Assim, todos serão levados em conta, e ninguém será deixado de lado.” Sra. Audrey AzoulayDiretor-Geral da UNESCO (http://www.unesco.org/culture/culturaldiversity/DG/World-Day-for-cultural-dialogue-and-development-fr.pdf)

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos