INFORMAÇÃO

Diversidade cultural na TV: um estudo sobre programas jornalísticos e telejornais da TV Globo e TV Brasil (Amanda Aparecida Silva)

Aqui


A importância do debate e da busca por mecanismos de proteção e promoção da
Diversidade Cultural é crescente nos últimos anos, em todo o mundo. Partindo dessa
constatação, a pesquisa em questão tenta evidenciar alguns pontos relevantes para o
pensamento intelectual, através do debate sobre a conscientização acerca da importância de se ter conteúdos mais plurais dentro da grade de programação da televisão, veículo da mais expressiva influência na denominada comunicação de massa.

Busca-se compreender, através de métodos comparativos entre a programação jornalística da TV Globo e da TV Brasil, como as diferenças culturais são tratadas pela mídia televisiva e de que maneira esta contribui ou não para a difusão e consolidação dos pressupostos da Convenção da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. Os objetos em foco foram os telejornais e programas jornalísticos: Jornal Nacional e Globo Repórter da Rede Globo; e Repórter Brasil e Expedições da TV Brasil.

O estudo realizado analisa o espaço atribuído à diversidade cultural, mais
especificamente a brasileira, além de tentar identificar os critérios de construção e seleção utilizados na produção das notícias. O trabalho vai então mostrar essas correlações, atentando para as diferenças ou similitudes na abordagem do tema Diversidade Cultural em programas de mesmo formato jornalístico, mas situados em concessionárias de TV de modelos distintos: uma privada e outra pública.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 09 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos