NOTÍCIAS

Juventudes: protagonismos, transformações e desafios

Encontro aberto ao público trata dos modos diversos de se exercer a condição juvenil

Quais são os desafios para se pensar a juventude na atualidade? Como entendê-la em sua relação com a diversidade cultural? Se o termo juventude identifica um segmento social específico marcado por sua condição etária, a ideia de juventudes convida a reconhecer os diversos modos de se exercer a condição juvenil. Estas algumas das questões que serão discutidas no Seminário Juventudes: protagonismos, transformações e desafios. O evento promovido pelo Plug Minas, com a correalização do ODC, acontece no próximo dia 16 de novembro.

A programação inclui a roda de conversa: “Novas cenas juvenis: trajetórias e percursos” que reunirá jovens atuantes na vida cultural de Belo Horizonte. Aberto ao público, com entrada gratuita, o evento acontece no próximo dia 16 de novembro, de 18h30 às 21h, na sede do Plug Minas, na rua Santo Agostinho, 1441 – Horto.

Confira a programação e participe!

Juventudes: Protagonismos, transformações e desafios

17h30 – Credenciamento

18h – Abertura

18h30 – Mesa redonda “Juventude, Juventudes”

Quais são os desafios para se pensar a juventude na atualidade? Como entendê-la em sua relação com a  diversidade cultural? Se o termo juventude identifica um segmento social específico marcado por sua condição etária, a idéia de juventudes nos convida a reconhecer os diversos modos de se exercer a condição juvenil. A juventude como projeto e protagonismo, como possibilidade e desafio.

Palestrantes:

Áurea Carolina Freitas – Atua na Associação Imagem Comunitária e no Fórum de Entidades e Movimentos Juvenis da Grande BH. Cientista Social com especialização em Gênero e Igualdade pela Universitat Autònoma de Barcelona. Foi rapper e ativista do movimento Hip Hop de Belo Horizonte. Integra o Fórum Cone Sul de Mulheres Jovens Políticas.

Juarez Dayrell – Sociólogo, pós-doutor pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, professor associado da Faculdade de Educação da UFMG e coordenador do Observatório da Juventude.

Jansey Valdez – Membro do Movimento Cultural Criarte – Comunidade Reivindicando e Intergindo com Arte; Vice Presidente da Associação Cultural Educativa Serra. Realiza um trabalho de promoção e visibilidade de iniciativas culturais de vilas e favelas de BH. Atua como produtor executivo do Ponto de Cultura Associação Querubins.

Mediador: José Márcio Barros – Antropólogo e cinetista social. Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural. Atua nas áreas da Antropologia Urbana e na Comunicação, com ênfase nas temáticas da Diversidade Cultural, Política Cultural, Cidade e Cultura, Gestão Cultural e Diversidade.

20h: Roda de conversa  “Novas cenas juvenis: trajetórias e percursos”

Tema: Arte e criação
Pedro Ninja –
Grafiteiro, atua na área de Educação. Ministrou aulas de Intervenção Urbana no projeto Escola Integrada da Prefeitura de BH.  Aluno do Valores de Minas, estudante de Belas Artes da UFMG e, atualmente, trabalha no setor de Arte Educação do Instituto Inhotim.

Tema: Gênero
Hozienne Reis – Estudante de Artes Visuais da Escola de Belas Artes, produtora e realizadora audiovisual sendo o projeto mais recente uma pesquisa sobre a relação da pintura e do cinema, dentre outros. Militante da Marcha Mundial da Mulheres.

Tema: Homofobia
Bianca Sá – Estudante de Jornalismo da Faculdade Pitágoras e fotógrafa, formada pela Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia. Atualmente trabalha na área de fotografia, artesanato, em seu próprio negócio e estagia na Ong Associação Imagem Comunitária. Militante do movimento feminista e do movimento lésbico.

Tema: Participação comunitária
Simone Moura – Estudante de Jornalismo da PUC Minas. Educadora em Arte e Cultura e Comunicação nos programas Fica Vivo, Pró Jovem, Ação Cultural da Fundação Municipal de Cultura, dentre outros. Integrante do Coletivo Geração mobilização arte, comunicação Geração. Produtora do Programa de Rádio Conexão Periférica da emissora UFMG Educativa.

Tema: Participação, política e cultura
Charlene Duarte – Moradora da Comunidade Morro do Papagaio. Militante Lgbt. Líder do Time 1- Projeto Banco do Estudante – Anima Educação. Faixa Preta do programa Open Dojô- Foco Sustentabilidade. Estudante de Publicidade e Propaganda na UNA. Foi correspondente da AIC no projeto Rede Jovem de Cidadania e militava no Cellos-MG.

20h50 – 21h: Fechamento

21 h: Intervalo

21h – 22h: Grafiti Colaborativo
Warley Bombi: Integrante da equipe do Observatório da Diversidade Cultural e educador da Oi Kabum! Belo Horizonte

A/V Perfomance: Argonautas no Tempo do Cólera
LAT
é um projeto de um laboratório que trabalha com  pesquisa e experimentação em arte e tecnologia que visa, através da interação entre as duas linguagens, o  desenvolvimento das artes visuais, digitais e da comunicação multimidiática.

22h – Encerramento  

Seminário “Juventudes: protagonismos, transformações e desafios”

Dia: 16 de novembro de 2011
Local: Plug Minas – Rua Santo Agostinho, 1441 – Horto (Núcleo Caminhos do Futuro) .
Informações: info@observatoriodadiversidade.org.br

Serão emitidos certificados. Número de vagas sujeito à lotação do espaço. Inscrições no local.

 

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos