INFORMAÇÃO

GT 10 Organização, Política e Cultura

Está aberta até dia 23 de julho a convocatória para envio de trabalhos para o Grupo de Trabalho 10 – ORGANIZAÇÃO, POLÍTICA E CULTURA, no âmbito do III Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. O GT é coordenado pelos professores Rosimeri Carvalho da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), José Marcio Barros (Universidade do Estado de Minas Gerais/Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e Eloise Helena Livramento Dellagnelo (Universidade Federal de Santa Catarina).

São aceitos resumos expandidos, trabalhos em construção e textos completos, conforme especificações disponíveis na convocatória do evento. Podem participar estudantes, professores, pesquisadores interessados nos estudos organizacionais e demais interessados.

Os trabalhos deverão ser encaminhados somente pelo e-mail da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (iiicbeo@gmail.com), com o título “Submissão de texto completo – GT [número do grupo de trabalho]”, “submissão do trabalho em construção – GT [número do grupo de trabalho]” ou “submissão do resumo expandido – GT [número do grupo de trabalho]”.

Confira abaixo a descrição do GT 10 – Organização, política e cultura:

Não foram poucas as transformações ocorridas na última década no campo político,  institucional e organizacional da cultura, tanto no contexto internacional quanto nacional. Podemos destacar a importância crescente da cultura nas economias nacionais e nas trocas internacionais; a emergência da economia criativa e financiamentos colaborativos; a reafirmação da importância da cultura na construção de modelos de desenvolvimento includentes e que contribuam para o enfrentamento das desigualdades; o reconhecimento da diversidade cultural e a necessidade de sua proteção e promoção, dentre outras. No Brasil, deve-se acrescentar também os processos de institucionalização das políticas culturais, com a criação do Sistema Nacional de Cultura; o reconhecimento de grupos sócio-culturais antes ausentes das políticas públicas; e a consolidação de práticas de participação social. Tais transformações no campo da cultura, impactaram a sua organização em diversos sentidos: os cenários, os ambientes institucionais, os atores sociais, e, consequentemente, as práticas e sentidos políticos e organizacionais também foram afetados. Este GT pretende reunir pessoas que desenvolvam análises que reflitam sobre política, organização e cultura. Nossas principais inquietações residem nas relações que se estabelecem a partir destas interpelações políticas e econômicas no campo da cultura, tais como: De que modo são dinamizadas as relações de poder? Que espaços são conquistados por novos agentes? Que participação é construída frente a estas novas dinâmicas, espaços e agentes? Que disputas são travadas no campo da cultura? Como elas interferem nas relações entre agentes, grupos, organizações e instituições? De que modo as modificações inseridas no campo por estes interesses recentemente despertados têm interferido nessas relações políticas? Como se organizam as disputas e que práticas de organização tem construído? Esperamos contribuições que se relacionem com estes questionamentos, mas não se limitem a eles e, que abordem a relação entre política, organização e cultura a partir de diferentes abordagens teóricas e epistemológicas.

O III Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais será realizado nas dependências da UFES, na cidade de Vitória/ES, de 28 a 30 de outubro de 2015. Para mais informações, acesse: www.sbeo.org.br/sbeo/iii-cbeo.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos