INFORMAÇÃO

Jornada “Diversidade cultural e novas tecnologias” – 2 de Julho de 2015

Encontro discute diversidade cultural e novas tecnologias
Evento marca comemoração de dez anos da Convenção da UNESCO sobre diversidade das expressões culturais

No dia 02 de julho acontece a Jornada Diversidade Cultural e Novas Tecnologias, em São Paulo. O encontro traz especialistas para discutir oportunidades e desafios trazidos pelas novas tecnologias ao desenvolvimento de políticas para a área cultural. A jornada é gratuita e será realizada das 9h às 18h no CeTI-SP – Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo – USP, Auditório Professor Oswaldo Fadigas Fontes Torres. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do e-mail <cest@usp.br> até o dia 22 de junho.

O evento é resultado da parceria entre o Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CEST-USP) e membros do grupo U40 Brasil, rede formada em 2009 por iniciativa da Comissão Alemã junto à UNESCO e que trabalha com o tema da diversidade cultural. O encontro Diversidade Cultural e Novas Tecnologias visa a promover a implementação da Convenção da UNESCO sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

A Convenção da UNESCO de 2005 sobre a Diversidade de Expressões Culturais

A Convenção da UNESCO sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais foi adotada em outubro de 2005 e entrou em vigor em março de 2007. Ela conta atualmente com 138 Partes. Adotada principalmente em resposta ao debate “comércio e cultura” e com vistas a promover trocas internacionais de produtos e serviços culturais mais equilibradas, a Convenção tem como objetivos a reafirmação da dupla natureza (cultural e econômica) dos produtos e serviços culturais, a legitimação de medidas e políticas culturais e a promoção da cooperação internacional na área cultural.

Programação

A programação da Jornada Diversidade Cultural e Novas Tecnologias é composta de reflexões de palestrantes acadêmicos e da experiência pratica adquirida em projetos que associam o uso das novas tecnologias a objetivos de diversidade cultural. Entre os temas que serão tratados, estão:

– Implementação da Convenção da UNESCO sobre a Diversidade das Expressões Culturais na era digital
– Desafios e oportunidades trazidos pelas novas tecnologias
– Novas tecnologias e criação cultural
– Novas tecnologias e acesso à oferta cultural
– Novas tecnologias, cidadania e democracia
– Experiências de projetos que promovem a diversidade cultural através do uso de novas tecnologias, entre outros: Makerspace (OLABI), Mais Diferenças, Vídeo nas Aldeias, My French Film Festival e Pontos de Cultura.

Data e local:

Quinta-feira, dia 2 de julho de 2015
Horário: 9:00 – 18:00
Local: CeTI-SP – Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo, Auditório  “Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres”
End: Av. Professor Luciano Gualberto, 71, tv. 3, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP
CEP 05508-010
Tel e Fax: (55-11) 3091-6400 / E-mail: cest@usp.br

Veja a localização no Google Maps clicando aqui.

Inscrições abertas até dia 22 de junho através do e-mail <cest@usp.br>

Veja o programa completo em PDF clicando aqui.

Fonte: Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos