NOTÍCIAS

Livro conta a história de cinco mulheres indígenas líderes em suas comunidades

A publicação “Povos Indígenas no Brasil” reúne relatos do protagonismo feminino e aborda temas como maternidade e relações de poder dentro das comunidades indígenas.

Fátima, Josiane, Magaró, Aracy e Estela representam a liderança feminina indígena contemporânea e contam sobre o modo de vida tradicional e o efeito das mudanças climáticas. Os depoimentos do livro procuram dar voz às lideranças femininas dos povos Guarani, Wajãpi, Xavante, Tivcuna, Baikari, Tukano, Paumari, Ikpeng e Kawaiwate.

Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, dos 817 mil indígenas pertencentes a mais de 240 povos, 444 mil são mulheres. Além dos desafios ligados ao contexto dos povos indígenas, como disputa de terras, avanço rural e violência no campo, as indígenas também enfrentam questões como a violência contra a mulher.

O livro publicado pelo Instituto Socioambiental (ISA) teve a primeira edição lançada em 2011. A 12ª edição cobre o período 2011/2016, trazendo 160 artigos e mais de 700 notícias sobre a atual situação dos índios brasileiros. A publicação completa pode ser encontrada no site do ISA.

 

Imagem: Portal Geledés

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos