INFORMAÇÃO

No curso do Observatório, turma discute Gestão de Espaços Culturais

curso_ODC-2015

A Gestão de Espaços Culturais foi o tema abordado no módulo ministrado por Laísa Bragança no sábado dia 30/05. A aula foi dinâmica, marcada pela apresentação de diversas imagens e vídeos e pelo debate entre a professora e os alunos.

O objetivo central do módulo era reconhecer a lógica, as singularidades e a complexidade do mundo artístico na contemporaneidade, retratando as diferenças entre os séculos XIX, e XXI e discutir questões relacionadas à transdisciplinaridade, à organização da cultura e ao gerenciamento de um centro cultural.

No que se refere aos aspectos de gestão, foram abordadas assuntos relativos à importância do gerenciamento e seus objetivos. Foram apresentados tópicos relacionados ao organograma das instituições, as políticas do centro cultural, as ferramentas utilizadas na gestão, ao planejamento estratégico e ao plano de ação. Ao se falar da equipe e da liderança, foi traçado o perfil de ambos e as diferenças entre o estilo de liderança tradicional e contemporâneo.

O módulo trouxe ainda itens relativos a gestão financeira e sustentabilidade, a curadoria e programação, colocando em observação as funções do centro cultural e sua programação, que deve ser criativa e refletir a visão do espaço. A questão do marketing, da comunicação e do networking também foram abordadas.

Os últimos tópicos levantados dizem respeito ao acesso físico e intelectual, a criação de uma cultura de visitação e ao monitoramento e avaliação, para os quais deve-se ter ferramentas permanentes e devem ser analisadas as tendências, oportunidades e os desafios.

Para melhor compreensão, foram utilizados fluxogramas, organogramas, tabelas e pesquisas relacionados aos assuntos tratados. Além dos vídeos e imagens de museus e projetos culturais do Brasil e de diferentes partes do mundo.

Para encerrar, Laísa mostrou uma imagem que havia mostrado no início da aula e pediu aos alunos fizessem uma reflexão e falassem para a turma, fazendo também uma relação da imagem com a temática da gestão de espaços culturais.

A obra é de 1997 e foi realizada em um festival de performances por Mariana Abramovic e Ulay. É uma imagem que permite várias interpretações e questionamentos, traz novas formas de pensar e promove uma ruptura entre arte e espectador, já que o espectador participa da obra.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

2 Comentários para “No curso do Observatório, turma discute Gestão de Espaços Culturais”

  1. Avatar carla marques disse:

    informações sobre cursos no Rio de Janeiro.

    Carla Marques

    1. Avatar Alcione Lana disse:

      Boa tarde, Carla
      Obrigada pela visita em nosso site.
      No momento não temos previsão de realizar atividades do ODC no Rio de Janeiro.
      Att.,
      Equipe ODC

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos