Freepik

NOTÍCIAS

Cultura para superar as distâncias

Nas últimas semanas, o Brasil foi tomado pelo impacto das medidas de isolamento, frente aos efeitos do novo coronavírus (COVID-19), o que vem mudando os hábitos culturais, ao alterar radicalmente as formas de convivência nas cidades. Aliada a uma campanha massiva nas redes sociais, sob a hashtag #ficaemcasa, as determinações governamentais e dos órgãos de saúde fizeram com que as pessoas ficassem em seus lares – as medidas incluem o fechamento de instituições de ensino e comércio, para diminuir os óbitos decorrentes da doença e não sobrecarregar o sistema de saúde.

Essas transformações afetam o comportamento reconhecidamente caloroso dos brasileiros, marcado pela expressão afetuosa no dia a dia. Apesar de ser um dos setores mais afetados pela pandemia do COVID-19, o mundo da cultura e do entretenimento respondeu rapidamente à condição de distanciamento que altera a rotina. Com opções para todos os gostos, disponíveis na internet, a programação cultural tem se mostrado companheira, especialmente com o passar dos dias, quando o isolamento e a permanência em casa tornaram-se parceiros de uma mesma realidade.

Plataformas streaming de vídeos e música passaram a oferecer conteúdos gratuitos, acervos de livros e museus foram disponibilizados e artistas estão se apresentando via internet. Os filmes e as séries de TV foram os primeiros a serem acessados, inclusive os que tratam das grandes epidemias, e a procura aumentou significativamente o tráfego de dados via internet no Brasil.

Muitas plataformas facilitaram o uso de seus conteúdos, além de adaptá-los inserindo mais programação voltada para as famílias. Desde o dia 18 de março, o Globoplay, operado pelo Grupo Globo, disponibilizou novos conteúdos para não assinantes. As operadoras de TV por assinatura Claro, Vivo e Sky liberaram para seus clientes diversos canais na grade de programação sem custo adicional – os conteúdos estão disponíveis por tempo indeterminado.

O Spcine Play, plataforma pública de streaming brasileira que exibe filmes das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo, liberou por 30 dias seu catálogo. A empresa portuguesa Medeia Filmes, responsável por salas de cinema independente, está distribuindo conteúdo digital e gratuito em seu portal. Semanalmente, a plataforma libera um novo filme para a campanha “Quarentena Cinéfila”. O SESC TV, canal de televisão com programação cultural, disponibiliza em seu site, de forma gratuita e sem cadastro, parte do conteúdo original produzido pelo canal Sesc TV.

As iniciativas das grandes instituições públicas também merecem destaque. Diversos museus já possuem acervos digitalizados e oferecem visitas virtuais por meio de seus sites. A maior plataforma de artes plásticas na internet, Google Arts & Culture, mantém parceria com diversos museus pelo mundo e permite que o usuário acesse os acervos. Entre os museus parceiros estão o MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), Gallerie degli Uffizi (Florença) e o MASP (Museu de Arte de São Paulo).

Ainda no universo da arte, o Metropolitan Museum of Art (Nova York) disponibilizou mais de 500 livros sobre arte, publicados entre 1964 e 2019, para download gratuito. Todos os dias, pela manhã, o projeto #PinadeCasa, da Pinacoteca de São Paulo apresenta, nas redes sociais, uma obra de seu acervo, com análise de seus curadores.

Artistas e curadores também aderiram à campanha #ficaemcasa e pensaram em formas alternativas de permitir que as pessoas tenham acesso à cultura. O Culturadoria lançou um projeto especial para a quarentena e promove entre os dias 30 de março e 3 de abril apresentações ao vivo com diversos artistas. A programação pretende levar cultura, arte, entretenimento e educação, nas lives de seu Instagram, sempre às 10h e 17h.

Para quem gosta de dança, o Grupo Corpo, companhia de dança contemporânea mineira, disponibilizou vídeos completos de seus espetáculos. O usuário deve usar um código promocional (grupocorpo45anos) para acessar o conteúdo disponível que, semanalmente, é liberado.

O instituto Itaú Cultural possui conteúdos on-line variados, como podcasts, vídeos e entrevistas, que podem ser acessados pelo site da instituição. Além de seu acervo, o Itaú Cultural uniu-se ao Spcine Play e ao Canal Brasil Play, para promover, entre os dias 26 de março e 5 de abril, o festival “É Tudo Verdade” (Festival Internacional de Documentários) em versão on-line. A programação de 50 horas conta com 30 títulos entre longas-metragens, curtas e séries. O Festival de Filmes de Amsterdam liberou seu acervo online. As distribuidoras Filmes de Quintal e Pandora Filmes também disponibilizam várias opções.

O projeto Sempre um Papo promete a companhia de grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais, em acervo audiovisual que reúne os encontros realizados ao vivo com o público. Com o projeto #ABLEmSuaCasa, a Academia Mineira de Letras divulga textos, leitura dramatizada de contos, poemas, entre outras opções. O jornal digital Nexo organizou um guia para mudar de ritmo e mergulhar na programação variada.

Ao dialogar com as inquietações e aspirações de seu tempo, a cultura faz uma ponte com outras épocas. Mais do que comportamentos imediatos, a experiência cultural remete aos próprios valores que dão sentido à vida em sociedade. Assistir a um filme, ler um livro ou visitar um museu, por exemplo, proporcionam experiências que despertam a sensibilidade e criam vínculos, apresentando novos mundos, com os quais podemos responder ao presente e projetar futuros possíveis.

Por isso, são uma forma de resistência aos desafios que se impõem, construindo imaginários potentes para lidar com as mudanças. Histórias diversas podem mostrar caminhos construídos por quem passou por situações semelhantes, assim como gerar aprendizado, ao vencer as distâncias e compartilhar experiências diferentes, das quais podemos nos aproximar e assim descobrir como viver melhor, juntos.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos