Foto: Renata Reis

NOTÍCIAS

Diversidade Cultural, direitos, liberdades e participação no  XV ENECULT

O Observatório reuniu pesquisadores, gestores culturais e ativistas em Salvador

O Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT) aconteceu entre os dias 31 de julho e 3 de agosto. O evento, que tem como objetivo a promoção do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento no campo da cultura e também a consolidação de um espaço de debates e construção de conhecimento multidisciplinar, trouxe um importante intercâmbio acadêmico para estudiosos da área cultural. Em sua XV edição, foram realizadas atividades como Minicursos, Simpósios temáticos, Grupos de Trabalho, dentre tantas outras. 

O Observatório da Diversidade Cultural (ODC) esteve presente durante todo o evento, e coordenou três importantes atividades relacionadas à temática da Diversidade Cultural. No dia 1 de agosto, em parceria com o LaPCAB-Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais no Brasil da UNISINOS, foi realizado o Minicurso Pesquisando a diversidade cultural: contribuições das Ciências Sociais, ministrado pelo Prof. Dr José Rogério Lopes. O objetivo da atividade foi colocar em debate a trajetória do conceito de diversidade cultural, suas lógicas equivalenciais, além de oportunizar o acesso a um conjunto de referências para reflexão conceitual e aspectos metodológicos da pesquisa no campo da diversidade cultural. 

Nos dias 1, 2 e 3 de agosto aconteceu o GT Diversidade Cultural, que foi coordenado pelos professores José Márcio Barros (UEMG/ODC/UFBA) e José Rogério Lopes (LapCAB/UNISINOS). O GT acolheu trabalhos de pesquisa, reflexões conceituais e análises de práticas e experiências, relacionadas à questão da diversidade cultural em realidades locais, regionais, nacionais ou internacionais. Foram apresentados 20 trabalhos de diferentes estados do país, incluindo pesquisas desenvolvidas por pesquisadores do ODC (Juan Brizuela, Katia Costa, José Oliveira Júnior e José Márcio Barros).

Nas manhãs dos dias 2 e 3, foi realizado o Simpósio Diversidade Cultural e desenvolvimento: liberdades, direitos e participação. “O Simpósio reuniu 20 pesquisadores/as, professores/as, ativistas, estudantes, agentes socioculturais e demais interessados, que atuam em diversas instituições e organizações públicas, governamentais e não-governamentais, para o debate em torno de questões relacionadas aos direitos culturais, às liberdades individuais e coletivas e a importância da participação social no campo da cultura e sua diversidade. Tratamos, especialmente, da relação entre esses temas e o momento político atual do país, marcado pela interrupção, suspensão e descontinuidade de direitos e políticas para a diversidade cultural, além da “demonização” da própria cultura e seus agentes. Além disso, o debate e a troca de experiências sobre formas de resistência protagonizadas pelos convidados e participantes (cerca de 70) tiveram destaque na programação”, relatou José Márcio Barros, coordenador do ODC. 

Simpósio Diversidade Cultural 2019 ENECULT

Simpósio Diversidade Cultural e desenvolvimento: liberdades, direitos e participação

Além dessas atividades, o Observatório esteve presente no evento de lançamento de livros apresentando   duas publicações inéditas. A primeira, Gestão Cultural e Diversidade: do Pensar ao Agir lançado pela Editora da UEMG (EDUEMG), foi organizado pelo Coordenador do ODC, José Márcio Barros, e pela pesquisadora e técnica da Universidade Federal do Ceará, Jocastra Holanda. O livro apresenta 12 textos de 17 autores, constituindo-se como importante ferramenta para profissionais da área da cultura, com informações diversas sobre a prática diária no desenvolvimento e execução de projetos. A segunda publicação, Planos municipais de cultura: reflexões e experiências, também organizado por José Márcio Barros e Kátia Costa, reúne 14 artigos de 23 autores que atuam diretamente no campo das políticas culturais.

“O campo da Gestão Cultural demanda ações contínuas de atualização conceitual e metodológica, em função das dinâmicas de transformação do mundo contemporâneo, onde a cultura assume papel central tanto no campo político, quanto econômico e social”, afirma José Márcio Barros, autor e organizador do livro. 

Para 2020 o ODC prepara a ampliação do GT e do Simpósio e a oferta de um mini curso na área das artes e da diversidade cultural.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos