NOTÍCIAS

Pensando a Cultura sob a perspectiva da Gestão

oficinas-culturais

Com nomes como o cineasta João Batista de Andrade e o pesquisador José Márcio Barros, Oficina Cultural promove essa semana o Seminário Olhares da Gestão Cultural

Olhar a Cultura na perspectiva da gestão é um exercício contínuo para os agentes que atuam no meio cultural, pois exige grande capacidade de percepção e disposição para o diálogo. Para fomentar a discussão em torno dos meandros e desafios da gestão e da produção cultural na contemporaneidade, a Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes promove nos dias 10 e 11 de junho o Seminário Olhares da Gestão Cultural: Gestores e Públicos em Lins. As inscrições para as 150 vagas ficam abertas até 9 de junho e devem ser feitas no site www.oficinasculturais.org.br.

O evento é gratuito e será realizado no Instituto Americano de Lins. Além de Lins, o Seminário Olhares da Gestão Cultural: Gestores e Públicos será realizado também em São José dos Campos (3 e 4/6) e em Sorocaba (5 e 6/6).Destinado principalmente a dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores, o evento conta com debates e palestras, além de espetáculos e um concerto com entrada franca.

Ao trazer diferentes olhares de profissionais e pesquisadores conceituados, o seminário procura contribuir para o aprofundamento das discussões sobre as questões que envolvem o universo da Cultura e para o compartilhamento de experiências na área.

José Marcio de Barros abre o evento às 19h30 com a palestra Competências Transversais e Gestão da Cultura: Sobre Improvisos, Bricolagem e Transformações. Barros é professor da pós-graduação em Comunicação da PUC Minas, Cultura e Sociedade da UFBA e do Curso de Mediação em Arte, Cultura e Educação da UEMG, e coordenador o Observatório da Diversidade Cultural e do Programa Pensar e Agir com a Cultura.

Às 21h30 começa a apresentação Camerata de Cordas & Coro Sinfônico, com a Orquestra Jovem Sinfônica e o Coro Sinfônico de Lins. Orquestra e Coro foram fundados em 2011, e contam com mais de setenta integrantes, entre instrumentistas e coralistas. Seu regente titular é o maestro João Fernando Paluan e o repertório combina obras eruditas e canções da música popular brasileira.

No dia 11, às 10h, ocorre a mesa-redonda A Formação do Gestor Cultural com a participação do professor e especialista nas áreas de política e gestão culturais, José Carlos Durand, da mestre em Educação e especialista em Planejamento e Gestão Cultural, Maria Helena Cunha. A mediação da mesa será feita pela coordenadora de Difusão Cultural da Funarte (centro-oeste), Débora Aquino.

Às 14h, começa a mesa-redonda Públicos da Cultura, com a participação do cineasta e diretor do Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, da atriz, fundadora da Cia. do Latão e mestre em Teatro e Educação pela USP, Maria Tendlau, e Susana Ventura doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.

A mediação da mesa que encerra o Seminário Olhares da Gestão Cultural: Gestores e Públicos será feita pela Relações Públicas, especializada em Gestão Cultural pela ECA-USP, Ana Paula Galvão.

A Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes é uma das 22 unidades das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, que são gerenciadas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

SERVIÇO:

Seminário Olhares da Gestão Cultural: Gestores e Públicos

Dias 10 e 11 de junho

Inscrições: até 9/6

Público: dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores

Seleção: primeiros inscritos no site www.oficinasculturais.org.br

150 vagas

Local: Instituto Americano de Lins: Rua Campos Salles, 339 – Centro – Lins

Evento gratuito

10 de junho – terça-feira

19h – Credenciamento

19h30: Abertura e Palestra: Competências Transversais e Gestão da Cultura: Sobre Improvisos, Bricolagem e Transformações

Palestrante: José Márcio Barros

21h30: Camerata de Cordas & Coro Sinfônico
Com Orquestra Jovem Sinfônica e o Coro Sinfônico de Lins

11 de junho – quarta-feira

10h às 12h30: Mesa-Redonda: A Formação do Gestor Cultural

Debatedores: José Carlos Durand e Maria Helena Cunha

Mediação: Débora Aquino

14h às 17h: Mesa-Redonda: Públicos da Cultura

Debatedores: João Batista de Andrade, Maria Tendlau e Susana Ventura

Mediação: Ana Paula Galvão

Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes

Rua Rio Branco, 18-40, CEP 17014 – 037, Vila América – Bauru
Telefone: (14) 3231-1100 / 3281-3074
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: www.facebook.com.br/OficinasCulturais
Twitter:@OficinaCultural

Fonte: www.jcnet.com.br

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos