NOTÍCIAS

Seminário “Da Estação à Liberdade: diálogo entre os espaços culturais de BH”

seminc3a1rio-011

O Seminário “Da Estação à Liberdade: diálogo entre os espaços culturais de BH” propõe a discussão sobre as diferentes realidades e propostas dos corredores da Praça da Liberdade e da Praça da Estação, bem como os impactos das políticas públicas para o setor cultural.O seminário acontece nos dias 5 e 6 de agosto, no auditório do Campus Aimorés do Centro Universitário UNA. O coordenador  do ODC José Márcio Barros e o supervisor de Pesquisa José Oliveira Júnior participam como palestrantes e mediadores da programação. O evento, com entrada gratuita, realizado pela turma da pós-graduação em Gestão Cultural – UNA, visa estimular o diálogo entre os gestores culturais envolvidos na implantação e desenvolvimento desses complexos de cultura abertos ao público.

O Circuito Cultural Praça da Liberdade e o Corredor Cultural da Praça da Estação propõem a requalificação de importantes espaços urbanos de Belo Horizonte de forma a promover a diversidade cultural mineira.A relevância do tema justifica-se também pelo grande destaque que esses espaços urbanos terão na Copa de 2014. O assunto será debatido por especialistas, gestores públicos e privados, além de membros da sociedade civil, representando vários setores culturais, dentre os quais, a Secretaria de Estado de Cultura, a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, a Comissão do Corredor Cultural da Praça da Estação e Centros Culturais do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

SEGUNDA-FEIRA – 05/08 – 19:00 as 22:00

TEMA: “Das Políticas Públicas à Efetivação dos Espaços Culturais”

18:00 – SHOW DE ABERTURA NO HALL DE ENTRADA

19:00 – SOLENIDADE DE ABERTURA:

DANILO M. COSTA – Coordenador Geral dos Programas de Pós-Graduação do Centro Universitário UNA.

NATÁLIA CHAVES – Coordenadora do Curso de Gestão Cultural do Centro Universitário UNA.

Representante da Secretaria Estadual de Cultura (a confirmar).

 

PALESTRANTES: 

JOSÉ DE OLIVEIRA JÚNIOR – (mediador) professor de Gestão Estratégica da Cultura no curso de Pós-graduação em Gestão Cultural UNA.

LUCIANA SALLES – representante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

ÁLVARO SALES – representante da Fundação Municipal de Cultura, responsável pelo Programa “Corredor Cultural Estação das Artes”.

Representante do Espaço Tim UFMG (a confirmar).

ZION – Representante da Comissão de acompanhamento do Corredor Cultural.

 

MESA REDONDA.

22:00 – ENCERRAMENTO

TERÇA-FEIRA – 06/08 – 19:00 as 22:00

TEMA: “Da atuação do agente cultural à construção da identidade dos espaços”

 

PALESTRANTES: 

JOSÉ MÁRCIO BARROS – (mediador) professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUC Minas e professor da Escola Guignard/ UEMG. Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural e do Programa Pensar e Agir com a Cultura.

GUSTAVO BONES – representante do Grupo Espanca

CARLOS NAGIB NUNES MONTEIRO – representante do Centro Cultural Banco do Brasil.

TIAGO MONGE – representante do Duelo de MC’s e Família de Rua.

WAGNER TAMEIRÃO – representante do Memorial Vale.

 

MESA REDONDA

22:00 – ENCERRAMENTO 

 

SERVIÇO:


Entrada Franca – vagas: 220

Inscrições disponíveis a partir do dia 25/07, no site:

Haverá certificado digital.

 

LOCAL:

Auditório do Campus Aimorés do Centro Universitário UNA

Rua Aimorés, 1.451, bairro Lourdes

CEP: 30.140-071 

EVENTOS RELACIONADOS: 

– Exposição de Fotografia “Da Estação à Liberdade – Espaços e História” no Hall de entrada. Dias 5 e 6 de agosto, a partir das 18h.

– Intervenção artística “Vestígios”, do artista Flávio CRO, no trajeto entre a Praça da Liberdade e a Praça da Estação. Dias 5 e 6 de agosto a partir das 18h. 

– Instalação artística “R.S.U. no Circuito”, do artista Márcio Ferreira, no trajeto entre a Praça da Liberdade e a Praça da Estação. Dias 5 e 6 de agosto, a partir das 18h.  

– Intervenção artística “Meleve”, da artista Marcela Yoko, no hall de entrada da Una. Dia 5 de agosto a partir das 18h.

– Lançamento do livro “Quimera: contos fantásticos”, do autor Samuel Medina, no hall de entrada.  Dia 5 de agosto, a partir das 18h. 

– Apresentação do artista Rômulo Salobreña/ Viola de orquestra, com intervenção do artista Gustavo Camargos, no hall de entrada. No dia 5 de agosto, a partir das 18h30. 

– Lançamento da Cachaça Flor da Mantiqueira, em frente ao auditório. Nos dias 5 e 6 de agosto, após a última palestra da noite. 

– Performance artística “Esmalte”, do artista Anderson Ramanery, no hall de entrada. No dia 6 de agosto, a partir das 18h30.

  Apresentação do violonista Pedro Henrique Menezes, no hall de entrada. No dia 6 de agosto, a partir das 18h30.

 

Fonte: Seminário “Da Estação à Liberdade: diálogo entre os espaços culturais de BH”

 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos