NOTÍCIAS

Últimos dias para envio de artigos para Políticas Culturais em Revista

politicas-culturais

Recebimento de artigos: até 31 de maio de 2014, exclusivamente pelo sistema da Revista

 

A Políticas Culturais em Revista, publicação eletrônica da Rede de Estudos em Políticas Culturais divulga a chamada de trabalhos para a primeira edição de 2014 que, além de artigos científicos e resenhas sobre Política Cultural e temáticas correlatas, contará com o seguinte dossiê temático:

“Planos de Cultura: desafios institucionais, políticos e metodológicos”

O dossiê pretende reunir um conjunto de textos que desenvolvam reflexões conceituais e/ou análises críticas de processos e resultados, relacionados à construção e institucionalização de planos de cultura nos três níveis federativos (nacional, estadual e municipal). O interesse central recai especialmente nas análises de questões relacionadas: a) ao federalismo no campo da cultura; b) à participação e atuação dos diversos atores governamentais e não-governamentais nos processos de construção e acompanhamento de sua implementação; c) às características institucionais, políticas e metodológicas dos processos e de seus resultados; d) às relações entre órgãos gestores de cultura, as instâncias executivas e legislativas; e) as lógicas e as articulações entre planos e os sistemas estaduais e municipais e o plano nacional; e f) a qualidade dos planos enquanto expressão política e instrumento de planejamento de políticas públicas. Espera-se receber contribuições de diferentes regiões e estados brasileiros, bem como experiências de outros países.

Editores responsáveis:
Prof. Dr. José Marcio Barros (PUC Minas/UEMG)
Profa. Rosimeri Carvalho (UFRGS)
Profa. Eloise Dellagnelo (UFSC)

Acesse: http://www.portalseer.ufba.br

Diretrizes para Autores
Os artigos publicados e as referências citadas em Política Cultural em Revista são de inteira responsabilidade de seus autores.

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Política Cultural em Revista é um periódico eletrônico que aceita para publicação material inédito sobre Política Cultural e temáticas correlatas, na forma de artigos e ensaios resultantes de estudos teóricos e/ou pesquisas. Os textos poderão ser em português, espanhol, inglês, francês ou italiano. A revista está aberta a colaborações, exigindo do autor titulação mínima de mestre (excetuando-se no caso de resenhas). A publicação de artigos que não foram encomendados está condicionada à emissão de parecer do conselho Editorial.
  2. Os trabalhos deverão ter a extensão de 30.000 a 40.000 caracteres (com espaço e incluindo notas de rodapé e referências), digitados em versão Word for Windows 6.0 (ou mais recente), espaçamento 1,5, formato de página A4, fonte Times New Roman 12.
  3. As resenhas não devem ultrapassar 10.000 caracteres, incluídos os espaços.
  4. Os artigos e ensaios deverão conter: A – título, nome do(s) autor(es), em nota de rodapé o programa ou instituição ao qual está vinculado e endereço eletrônico; B – Resumo de até 10 linhas em português e em inglês, quatro palavras-chave.
  5. O sistema de citação adotado é o autor-data. As notas explicativas, quando necessárias, deverão vir no rodapé.
  6. Os autores que pretendem publicar artigos com regularidade na revista devem aguardar três números consecutivos para tanto.
  7. Os textos a ser submetidos devem seguir as recomendações abaixo a respeito de recursos tipográficos, citações e referências:

ESPECIFICAÇÃO DAS NORMAS

Para o corpo do texto

Recurso tipográfico: Negrito deve ser utilizado para ênfases ou destaques no texto, enquanto o recurso Itálico deve ser reservado para palavras em língua estrangeira e para títulos de obras citados no corpo do texto (Ex. Políticas Culturais em Revista). Por sua vez, capítulos, contos, ou partes de uma obra devem ser apresentados entre aspas.

Citação no texto: As menções a autores devem subordinar-se à forma (AUTOR, data) ou quando for necessário especificar página(s), essa(s) deverá(ão) seguir a data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p. (AUTOR, data, p.), como nos exemplos: (ASSIS, 1980) e (ASSIS, 1980, p.10). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: Assis (1995) assinala…

As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letra minúscula após a data, sem espacejamento (ALMEIDA, 1927a) (ALMEIDA, 1927b).

Quando a obra tiver dois ou três autores, separa-se por ponto e vírgula e, quando tiver mais de três autores, indica-se o primeiro seguido da expressão et al. (GILLE et al.).

Citações de até 3 linhas devem vir entre aspas, seguidas do nome do autor, data e página e sem aspas e sem negrito, itálico ou sublinhado.

Com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte11), também seguidas do nome do autor, data e página e sem aspas e sem negrito, itálico ou sublinhado.

As citações em língua estrangeira devem vir em itálico.

Exemplo 1 – Citação direta, com mais de três linhas:

Assim acrescenta Rubim (2007, p. 28),

[…] com exceção de algumas políticas setoriais, como a de bibliotecas e patrimônio (Projeto Monumenta) e a legislação acerca do patrimônio imaterial, o longo período de oito anos de estabilidade da direção do Ministério da Cultura, contraposto ao quadro anterior de instabilidade, pouco colaborou para a consolidação institucional do Ministério.

Exemplo 2 – Citação direta, com menos de três linhas:

O homem não pode viver fora da cultura, mas ela não pode ser seu destino, mas sim um meio para sua liberdade: “[…] não somos humanos fora da cultura, mas não seremos homens livres se não pudermos, sempre que necessário, assumir uma posição de exterioridade com relação ao mundo social.” (ROUANET, 1993, p.276).

Exemplo 3 – Citação indireta:

Para Marilena Chaui (1986), estes oscilam entre a posição de “ilustrados”, donos da opinião pública, ou de “Vanguarda Revolucionária” e educadora do povo.

Exemplo 4 – Citação de vários autores.

Se o regime censura e promove as artes, o que já é uma atitude ambígua, por outro, encontra grande receptividade entre setores intelectuais e artísticos, motivada por razões as mais diversas, como podemos deduzir das colocações dos autores citados acima. (CHAUI, 1986; RAMOS, 1982; MICELI, 1985, HOLANDA; GONÇALVES, 1980; SUSSEKIND, 1985).

Exemplo 5 – Citação de várias obras do mesmo autor:

Os processos de globalização envolvem fenômenos que do ponto de vista analítico são econômicos, políticos e culturais; por exemplo: fluxos migratórios e de comunicações, práticas transnacionais de diversos tipos de atores; politização global de idéias de etnicidade, raça, sociedade civil, democracia, cidadania, gênero, ecologia e outras; a reorganização transnacional dos aparatos de estado, entre outros, conforme aponta Mato (1996, 2000, 2001, 2003, 2004a, 2004b, 2005).

Exemplo 6 – Citação de Citação:

Autonomia significa a capacidade de auto-reflexão e autodeterminação dos indivíduos: “[…] deliberar, julgar, escolher e agir diante de diferentes cursos de ação possível”. (HELD apud GIDDENS, 1993, p.202).

Notas: Devem ser reduzidas ao mínimo, destinadas às explicações complementares e colocadas no pé de página. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.

Anexos e apêndices: Só quando absolutamente necessários
Tabelas: Numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e com títulos.
Figuras: As figuras incluídas no texto, devem ser apresentadas em arquivo-imagem, nos formatos: .bmp, .gif, .ipg, .jpg, .cdr, .pcx, ou .tiff.

Referências: As Referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT, isto é, pelo sobrenome do primeiro autor, alinhadas à margem esquerda, em espaço simples e separadas entre si por espaço 1,5 cm entrelinhas. Não colocar asterisco, traço, ponto ou qualquer marca no início da referência. Exemplos:

Livros:

RUBIM, A. A. C. Bibliografia sobre políticas culturais no Brasil. Salvador: UFBA, 2006.

Capítulos de livros:

BARBALHO, A. Os lugares e práticas da Secretaria de Cultura. In: BARBALHO, A. Relações entre Estado e cultura no Brasil. Ijuí: Unijuí, 1998. p.119-139.

Dissertações e teses:

VIEIRA, M. P. Política Cultural na Bahia: o caso do Fazcultura. 2004. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 2004.

Artigos de Periódicos:

BRECHT, B. Cinco maneiras de dizer a verdade. Margem esquerda, São Paulo, n.8, p.193-206, 2006.

Artigo de Jornais:

SIMIS, A. De volta aos anos 20? Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1 jul. 1990. Idéias/Ensaios, p.11.

Entrevistas:

DRUMMOND, R. A pior censura é a dos próprios intelectuais. [nov. 1978]. Entrevistador: Charles Magno Medeiros. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 4, 11 nov. 1978a.

Eventos:

RUBIM, A.; RUBIM, I.; VIEIRA, M. P. Políticas e redes de intercâmbio e cooperação cultural no âmbito Ibero-americano. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 1., 2005, Salvador. Anais… Salvador: Enecult, 2005. p.3-5.

Publicação on-line:

COY, P. The creative economy: the 21 century corporation. Business Week, New York, Aug. 2001. Special double issue. Disponível em: http://www. ………. Acesso em : 12 out. 2001.

Avaliação

A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial e por pareceristas ad hoc, no que diz respeito à adequação ao perfil da revista, ao conteúdo e à qualidade das contribuições. A avaliação poderá considerar o artigo aprovado, aprovado com a devida alteração indicada pelo parecerista ou recusado. Os autores serão informados sobre os textos não aceitos para publicação.

Responsabilidade e direitos autorais

Os artigos publicados e as referências citadas em Política Cultural em Revista são de inteira responsabilidade de seus autores.

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista. Publicações posteriores dos mesmos são permitidas, desde que citada a publicação original.

Política Cultural em Revista
Conselho de Redação
http://www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

Declaração de Direito Autoral

O envio de qualquer colaboração implica, obrigatória e necessariamente, na sua cessão não comercial, não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais de edição, publicação, comunicação, divulgação, disponibilização e utilização pública em qualquer meio ou veículo, inclusive e principalmente o digital, em todos os países, em qualquer idioma, durante todo o prazo de duração, unicamente para fins não comerciais.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

ISSN: 1983-3717

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos