UNESCO lança 9º edital do Fundo Internacional da Diversidade Cultural

Versão de 2018 terá linha de financiamento especial para mulheres empreendedoras de indústrias criativas digitais.

A UNESCO lança o 9º edital para financiamento pelo Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (FIDC) bem como a primeira edição do “U40 Empowered”: uma iniciativa UNESCO – Sabrina Ho.

O Fundo, instituído pela Convenção de 2005 sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais, investe em projetos implementados em países em desenvolvimento. Por sua implementação, esses projetos devem provocar mudanças estruturais por meio da introdução de políticas e de estratégias que tenham um efeito direto sobre a criação, produção, distribuição e acesso a uma diversidade de expressões culturais. Eles também devem ter como objetivo fortalecer e apoiar as indústrias culturais e seus mercados nos níveis local e regional. Os projetos apoiados pelo FIDC cobrem um amplo leque de atividades – do fortalecimento das capacidades e da cartografia cultural à análise e ao desenvolvimento das políticas, bem como o apoio ao empreendedorismo e à consolidação das indústrias culturais.

Todos/as os/as candidados/as devem submeter suas demandas de financiamento diretamente na plataforma de demanda on line do FIDC. Todas as informações sobre a submissão das demandas e o procedimento da seleção estão disponíveis no site Internet do FIDC.

A data limite de submissão das demandas de financiamento pelo/as candidatos/as na plataforma de demanda on line é a segunda-feira 16 de abril de 2018 à meia noite (Horário de Paris). Todas as demandas devem ser submetidas diretamente na plataforma de demanda on line. Toda demanda que chegar à Secretaria da Convenção em formato impresso ou por correio eletrônico será rejeitada.

As Comissões nacionais deverão realizar a pré-seleção de no máximo quatro demandas por país: duas, no máximo, apresentadas por autoridades/instituições públicas e duas, no máximo, apresentadas por ONG.

As demandas de financiamento elegíveis serão avaliadas por um grupo de especialistas independentes antes de serem submetidas ao Comitê intergovernamental durante sua 12ª sessão, em dezembro de 2018.

U40 Empowered

A Secretaria da Convenção lança também o “U40 Empowered” uma iniciativa UNESCO – Sabrina Ho, que amplia o trabalho do FIDC e convida as ONG nacionais e internacionais a submeter propostas de projetos destinados a apoiar a criatividade digital de jovens empreendedoras que evoluem nas indústrias criativas. Para facilitar o processo de submissão de projetos, a plataforma do FIDC também será utilizada pelas candidatas no âmbito dessa iniciativa.

Acesse aqui o edital do U40 Empowered.

Fonte: Unesco
Imagem: Ministério da Cultura

Link permanente para este artigo: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/unesco-lanca-9o-edital-do-fundo-internacional-da-diversidade-cultural/

1 comentário

    • Alda Damasceno em 14/03/2018 às 11:00
    • Responder

    O link não está disponível

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.